Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump espera voltar a reunir-se com Kim Jong-un no início de 2019

07 nov, 2018 - 21:02

Ainda não há data concreta, mas o líder norte-americano reafirma que negociações estão a correr bem.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos afirma que está "muito satisfeito" com as negociações sobre a desnuclearização da Coreia do Norte e que espera voltar a reunir-se com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, no início de 2019.

As declarações de Donald Trump, feitas numa conferência de imprensa na Casa Branca, surgem após o adiamento de uma reunião prevista para esta semana entre o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, e um alto dirigente norte-coreano.

Mike Pompeo ia encontrar-se, em Nova Iorque, com Kim Yong Chol, na quinta-feira, para discutir os progressos no desarmamento norte-coreano e preparar uma nova cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un, mas na terça-feira foi anunciado que a reunião seria adiada.

"Organizaremos a reunião novamente quando a nossas respetivas agendas assim o permitirem", declarou a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, em comunicado, sem especificar as razões para o adiamento.

Questionado na conferência de imprensa, o Presidente norte-americano não explicou os motivos que levaram ao adiamento.

"Vamos fazer a reunião num outro dia, mas estamos muito satisfeitos com a forma como as coisas estão a decorrer com a Coreia do Norte", assegurou.

"Está tudo bem, não há qualquer urgência", acrescentou Trump.

Donald Trump e Kim Jong-un tiveram um primeiro encontro considerado "histórico" em Singapura, em junho passado.

Nessa reunião, o líder norte-coreano prometeu trabalhar para uma "desnuclearização completa da península coreana".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    08 nov, 2018 22:55
    "O meu botão nuclear é maior que o teu"

Destaques V+