Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Gasolina baixa três cêntimos com o fim do adicional do ISP para a gasolina

29 out, 2018 - 17:41

Esta medida será formalizada fora do Orçamento do Estado, mas faz parte de um pacote de medidas sobre a energia, afirmou o ministro das Finanças, Mário Centeno.

A+ / A-

O ministro das Finanças, Mário Centeno, anunciou esta segunda-feira no Parlamento que o Governo vai acabar com o adicional do ISP para a gasolina, que tinha o valor de seis cêntimos. No entanto, agora a redução do valor pago pelo consumidor será de apenas três cêntimos.

No debate do Orçamento do Estado, o ministro disse que "houve uma actualização da taxa do ISP e essa actualização, no caso da gasolina, é totalmente revertida".

"Esta redução do ISP sobre a gasolina de três cêntimos. É um esforço que o Governo faz", disse o ministro.

Mário Centeno fez este anúncio na sequência de uma intervenção do deputado do PCP Paulo Sá, no primeiro dos dois dias de debate na generalidade da proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2019.

O governante considera que esta redução coloca o ISP na "média europeia para a gasolina". No caso do gasóleo, o ministro diz que Portugal já está abaixo dos restantes países europeus.

Há dois anos, o Governo aumentou, por portaria, a gasolina em seis cêntimos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    30 out, 2018 Seixal 17:56
    O gasóleo é um combustível muito mais poluente que a gasolina, logo deviam aumentar o gasóleo e baixar a gasolina até equilibrar os preços, seguindo a mesma regra aplicada em muitas outras situações, quem mais polui mais paga.
  • Martins
    30 out, 2018 LX 10:30
    Mentiras atrás de mentiras... Na educação com promessas aos profs, na saúde onde há promessas, mas nada acontece, na questão das armas, nesta novela dos combustíveis... e estas são apenas aquelas mais relevantes.
  • Campino
    30 out, 2018 Campo 08:42
    Não dá para acreditar em ninguém! Nunca mais irei votar! Quando aumentaram os combustíveis com mais um imposto, esse aumento foi cerca de 6 cêntimos e o preço do brent era metade do que está hoje. Como é possível acabar com esse imposto e a gasolina descer apenas 3 cêntimos. E ainda, como é possível o governo saber que em janeiro terá um efeito de 3 cêntimos se o imposto varia com o preço do petróleo. O Centeno sabe qual vai ser o preço do petróleo em janeiro?? Que os bruxos são charlatões já se sabia, o que não sabia é que o ministro das Finanças para além de charlatão também é bruxo!!! Também não sei o que anda a fazer o Rio!? É tudo igual!! Eles rosnam, rosnam, mas não fazem nada!!
  • Filipe
    29 out, 2018 évora 20:43
    Só um Marciano não percebe que aumentou mais de 3 cêntimos para baixar 3 cêntimos , dão um chouriço a quem lhes dá o porco . Comparem com o preço em Espanha ...
  • Joao Almeida
    29 out, 2018 Aveiro 18:35
    já vou encher o deposito ahhhahahahahaha mais um embuste para enganar o zé mas não é eleitoralismo

Destaques V+