Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nunes da Fonseca é o novo Chefe do Estado-Maior do Exército

19 out, 2018 - 12:58

Sucede a Rovisco Duarte na chefia do Exército.

A+ / A-

O tenente-general José Nunes da Fonseca, segundo comandante-geral da GNR, é o nome escolhido pelo Governo para chefiar o Exército.

O anúncio foi feito esta sexta-feira pelo primeiro-ministro, António Costa, em Bruxelas, onde se encontrava para participar no Conselho Europeu e na Cimeira União Europeia-Ásia.

O Presidente da República aceitou esta sexta-feira a proposta do Governo de nomeação de José Nunes da Fonseca para novo Chefe do Estado-Maior do Exército e marcou a posse para as 19h00, no Palácio de Belém.

A informação foi avançada no site da Presidência da República na Internet.

Na nota, a Presidência limita-se a informar que "o primeiro-ministro informou o Presidente da República da proposta de nomeação" do general José Nunes da Fonseca "como Chefe do Estado-Maior do Exército" e que Marcelo Rebelo de Sousa a aceitou.

O tenente-general José Nunes da Fonseca sucede a Rovisco Duarte como Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME).

O general Rovisco Duarte apresentou a carta de resignação a 17 de outubro ao Presidente da República, Comandante Supremo das Forças Armadas, que a transmitiu ao Governo.

O general justificou perante o Exército o pedido de demissão afirmando que "circunstâncias políticas assim o exigiram" (leia a mensagen na íntegra). Já o comunicado da Presidência da República indicava que Rovisco Duarte invocou "razões pessoais" para a saída do cargo.

A demissão do CEME ocorreu dois dias depois da posse do novo ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, que substituiu Azeredo Lopes na pasta.

A Lei Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas prevê que os chefes de Estado-Maior sejam nomeados e exonerados pelo Presidente da República, sob proposta do Governo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António dos Santos
    19 out, 2018 Coimbra 13:23
    Mais um parasita para sustentarmos!!!

Destaques V+