A+ / A-

Greve da Ryanair cancela mais de 20 voos em Portugal

28 set, 2018 - 06:46

O pessoal de cabine está em greve esta sexta-feira, em seis países europeus, entre os quais Portugal.

A+ / A-

O pessoal de cabine da transportadora aérea de baixo custo Ryanair está em greve, esta sexta-feira, em vários países europeus, entre os quais Portugal. A companhia aérea anunciou o cancelamento de pelo menos 150 voos, mas outras ligações poderão também ser afetadas.

Ao início da manhã, mais de 20 voos da Ryanair de e para Portugal já estavam cancelados. No aeroporto de Lisboa, há quatro cancelamentos nas chegadas e outros cinco nas partidas. No Porto, pelo menos 14 voos não se vão realizar (sete chegadas e sete partidas).

A paralisação foi convocada pelos tripulantes de cabine das bases de Portugal, Espanha, Bélgica, Holanda, Itália e Alemanha, pelo que as ligações entre estes países são as mais afetadas.

A companhia aérea irlandesa está há vários meses envolvida em conflitos laborais com os seus trabalhadores nos vários países europeus, que se queixam de que a empresa não cumpre as leis laborais dos países onde estão sediados, violando os seus direitos.

A Ryanair comprometeu-se, na quarta-feira, a negociar os acordos coletivos com os tripulantes de cabine antes do fim do ano, incluindo salários, tempos de descanso e contratações diretas de pessoal.

A companhia irlandesa comprometeu-se ainda a negociar com os pilotos, antes de 31 de dezembro, matérias salariais, turnos, licenças anuais, mudanças de base e progressões nas carreiras.

Segundo a empresa, a greve deverá afetar cerca de 30.000 passageiros, que foram informados do cancelamento do seu voo, assim como das opções disponíveis. Em comunicado, a empresa irlandesa fala de uma "desnecessária greve por uma pequena minoria de tripulantes de cabine" e garante que mais de 90% dos voos agendados não serão afetados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+