A+ / A-

Força Aérea resgata dois doentes de duas embarcações

30 abr, 2024 - 11:36 • Redação

Uma das operações foi levada a cabo a 272 quilómetros das Lajes, na Ilha Terceira, e a outra a 340 quilómetros de Ponta Delgada.

A+ / A-

A Força Aérea resgatou esta segunda-feira duas pessoas doentes de duas embarcações diferentes, nos Açores, em operações de salvamento.

Em comunicado enviado à Renascença, a Força Aérea informou que, por volta das 04h00 da madrugada de segunda-feira, "a tripulação do helicóptero EH-101 Merlin descolou da Base Aérea N.º 4 para resgatar um doente que se encontrava a bordo do navio cruzeiro “SCARLET LADY”, a navegar a 272 quilómetros das Lajes, na Ilha Terceira."

Após o resgate, a Força Aérea levou o doente até ao Aeroporto de Ponta Delgada para que este fosse posteriormente encaminhado até à unidade hospitalar local, numa ambulância de Suporte Imediato de Vida.

Posteriormente, a Força Aérea deslocou-se ao local do segundo resgate, a 340 quilómetros de Ponta Delgada. "Este segundo doente foi resgatado do veleiro “GRAIN DE SAIL II” e transportado para a Ilha de São Miguel, nos Açores."

Os trabalhos acabaram por volta das 12h40, hora a que a Força Aérea regressou à Base Aérea N.º 4.

"Ambos os resgates foram complexos, obrigando a um esforço duplo da tripulação", lê-se no comunicado. "A gravidade clínica do paciente na primeira missão obrigou à execução de quatro operações de içagem por guincho", e as manobras desta operação "obrigaram à permanência na área de operações durante aproximadamente 25 minutos."

Quanto ao segundo resgate, a Força Aérea esclarece que "atendendo à condição física frágil da vítima, o doente foi recolhido à vertical da embarcação, manobra que, por se tratar de um veleiro, se revestiu de um elevado grau de dificuldade e perigosidade, exigindo uma extrema perícia, coordenação e confiança entre todos os tripulantes envolvidos."

As operações foram levadas a cabo pelos tripulantes da Esquadra 752 - "Fénix", que "garantiram que as duas complexas missões fossem concluídas com sucesso."

O resgate contou também com a coordenação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) e do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+