Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Enfermeiros mantêm greve. Reunião com o Ministério da Saúde termina sem acordo

12 out, 2018 - 14:37

Os enfermeiros reivindicam a revisão da carreira de enfermagem e alterações às condições de acesso à aposentação voluntária, com direito a pensão completa.

A+ / A-

A greve dos enfermeiros mantém-se na próxima semana. Depois de uma reunião inconclusiva com o Ministério da Saúde, os sindicatos dos enfermeiros avançam com uma nova paralisação nos dias 16, 17, 18 e 19 de outubro.

À saída do encontro, José Carlos Martins, presidente do Sindicato dos Enfermeiros acusou o ministério de não apresentar contrapropostas concretas e manifestou desagrado pela “inadmissível” ausência do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, no encontro desta manhã.

“Não há nenhuma contraproposta, nenhuma evolução de posição em relação ao que temos em mãos. Os enfermeiros têm razões acrescidas para, no decurso da semana que vem, aderirem massivamente à greve e obterem uma grande participação na manifestação nacional de dia 19”, explicou José Carlos Martins.

Em resposta às acusações, o ministro da Saúde aponta a preparação do Orçamento de Estado como um fator condicionante no avanço do processo negocial.

"Nós temos estado muito condicionados, como sabem, pela questão do Orçamento [do Estado] e quer o Ministério da Saúde quer o Ministério das Finanças têm estado muito enfocados nos trabalhos preparatórios do Orçamento. Isso, de alguma forma, pode ter comprometido a agilidade e a velocidade das negociações", afirmou Adalberto Campos Fernandes esta manhã, à margem de uma visita à Unidade Local de Saúde da Guarda.

O ministro da Saúde reafirmou ainda a vontade do Governo em chegar "a um entendimento sobre aquilo que são as bases do desenho de uma carreira, de uma arquitetura de carreira que os enfermeiros, e bem, há muitos anos pugnam e que necessita de ser encarada, da parte do Governo, com a maior atenção".

Os enfermeiros iniciaram os protestos esta quarta-feira, dia 10, e mantém a paralisação até ao próxima sexta-feira, dia 19. Exigem uma revisão da carreira de enfermagem que vá ao encontro das expectativas dos profissionais e dos compromissos assumidos pela tutela.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+