Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cheias em França matam dez pessoas e fazem oito feridos

15 out, 2018 - 10:01

As previsões apontam para que os níveis da água continuem a subir. Há pessoas presas nos telhados de casa.

A+ / A-

O número das vítimas mortais das inundações em Aude, no sudoeste de França, é afinal 10 e não 13 como foi referido anteriormente, esclareceu a autarquia de Aude à agência France Presse.

O balanço de 13 mortos tinha sido divulgado pelo Ministério do Interior em Paris.

O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, anunciou que o governo vai aplicar o “procedimento de catástrofe natural acelerado” em Aude, necessário para que as indemnizações dos particulares possam ser mais rápidas.

As imagens da televisão mostraram enormes fluxos de água a passar pelas cidades e aldeias, com carros encalhados. As escolas foram fechadas e as autoridades aconselharam as pessoas a ficarem em casa.

Seis helicópteros resgataram pessoas dos telhados de casas, mas o mau tempo está a dificultar as operações, informam as autoridades regionais. Cerca de 250 bombeiros e uma centena de polícias estão envolvidos nos esforços. "Temos pessoas presas nos telhados. Vamos ter de usar aviões para as evacuar porque não conseguimos chegar a elas a barco, devido à força da água. É demasiado perigoso", disse o autarca local, Alain Thirion, citado pela agência Reuters.

Pelo menos uma vítima foi levada pelas águas enquanto dormia, disse Thirion. As imagens televisivas mostram as correntes dos rios furiosas, arrancando árvores, postes de eletricidade em betão e levou carros.

Entre as áreas mais atingidas estão as aldeias de Conques-sur-Orbiel e Villardonnel, onde as águas subiram à altura das janelas do primeiro andar de algumas casas. A região de Aude é conhecida pela cidade-forte medieval, Carcassone.

Espera-se que os níveis de água continuem a subir na região esta segunda-feira, com previsão de chuva durante toda a manhã. As escolas da região estão fechadas e as autoridades pediram aos habitantes para ficar em casa.

Chuvas torrenciais são frequentes em França nesta altura do ano. Contudo, segundo os meteorologistas, a água do mar excecionalmente quente ao longo da costa do Mediterrâneo pode ter intensificado a chuva.

Este é, para já, o ano mais quente em França desde 1900, segundo o serviço de meteorologia nacional francês.

[notícia atualizada às 20h00 com novo balanço de vítimas]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+