A+ / A-

Leslie deixou 200 linhas de alta/média tensão fora de serviço e milhares sem luz

14 out, 2018 - 09:37

A EDP irá adoptar soluções temporárias, instalando geradores de emergência nas situações mais críticas.

A+ / A-

A tempestade Leslie deixou cerca de 200 linhas de alta/média tensão fora de serviço e milhares de habitações sem energia elétrica, indicou este domingo a EDP Distribuição num balanço da situação.

Em comunicado, a empresa diz que na passagem por Portugal a tempestade "afetou fortemente" a rede de distribuição de eletricidade no litoral e norte do país.

No último balanço, a Proteção Civil reconheceu que ainda há casas às escuras.

A EDP Distribuição, que ativou o estado de alerta reforçando as equipas operacionais de prevenção às 18h00 de sábado, indica que "mais de 500 operacionais trabalharam durante a madrugada e continuam no terreno para reparação de avarias".

Apesar das "condições adversas", como "estradas cortadas, árvores caídas e o forte vento" que "dificultam a execução das operações", "parte da rede" já foi resposta, segundo o comunicado.

No entanto, a empresa adianta que, "face à dimensão dos danos verificados, crê-se que será um trabalho moroso, para os próximos dias" e que "serão adotadas soluções temporárias com instalação de geradores de emergência nas situações mais críticas".

A tempestade Leslie que passou no sábado e madrugada de domingo por Portugal provocou 27 feridos ligeiros, 61 desalojados e quase 1.900 ocorrências comunicadas à Proteção Civil.

Fez ainda 61 desalojados, 57 dos quais no distrito de Coimbra, um em Leiria e três em Viseu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+