Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reino Unido, França e Alemanha exigem investigação ao desaparecimento de jornalista

14 out, 2018 - 17:50

Jamal Khashoggi está desaparecido desde 2 de outubro, dia em que entrou no consulado saudita em Istambul, na Turquia, e nunca mais foi visto.

A+ / A-

Os chefes das diplomacias do Reino Unido, França e Alemanha publicaram uma declaração comum dirigida às autoridades sauditas em que exigem uma "investigação credível" ao desaparecimento do jornalista saudita Jamal Khashoggi.

Khashoggi está desaparecido desde 2 de outubro, dia em que entrou no consulado saudita em Istambul, na Turquia, e nunca mais foi visto. Fontes policiais citadas pela imprensa turca afirmaram que o jornalista foi morto no consulado, o que é negado pelas autoridades sauditas.

"Defender a liberdade de expressão e uma imprensa livre e assegurar a proteção dos jornalistas são prioridades essenciais para a Alemanha, o Reino Unido e França", afirmam no texto os ministros dos Negócios Estrangeiros alemão, Heiko Mass, britânico, Jeremy Hunt, e francês, Jean-Yves Le Drian.

"Por isso, tem de haver uma investigação credível", afirmam os ministros, que dizem encarar o caso "com a maior seriedade".

"É necessária uma investigação credível que determine a verdade sobre o que aconteceu e -- se relevante -- identificar os responsáveis pelo desaparecimento de Jamal Khashoggi e assegurar que respondem" perante a justiça, acrescentam.

Os ministros encorajam "esforços conjuntos turco-sauditas" e dizem esperar que "o governo saudita dê uma resposta completa e pormenorizada", precisando ter comunicado essa mensagem às autoridades sauditas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • julio
    15 out, 2018 lisboa 10:37
    A Maddie já apareceu????????foi raptada morta????'Reino,Alemanha e França que declarem guerra a´Turquia ou arabia saudita ,quero ver.Os traidores são para abater?nao foi assim com Bin Laden?Há alvos que estavam protegidos pelo guarda chuva dos EUA e já não estão,a realidade é diferente exige comportamentos adequados ou morrerão. As democracias ocidentais têm regimes diferentes ,quais os mais democráticis e os mais próximos de ditaduras disfarçadas???

Destaques V+