Tempo
|
A+ / A-

Papa convida Igreja a dar “salto em frente no amor”, como Paulo VI e Oscar Romero

14 out, 2018 - 11:38 • Aura Miguel com Ecclesia

Francisco desafia católicos a deixar de parte “as riquezas, os sonhos de funções e poderes" e a ilusão de segurança, à imagem dos novos santos.

A+ / A-
Papa convida Igreja a dar “salto em frente no amor”, como Paulo VI e Oscar Romero
Papa convida Igreja a dar “salto em frente no amor”, como Paulo VI e Oscar Romero

O Papa Francisco proclamou, este domingo, como santos, Paulo VI e o arcebispo de El Salvador Óscar Romero.

Numa missa no Vaticano, com os bispos de todo o mundo, o Papa desafiou a Igreja Católica a cruzar novas fronteiras para ir ao encontro de todos, deixando para trás riquezas e a ilusão de segurança”, à imagem dos novos santos.

“Pedimos a graça de saber deixar por amor do Senhor: deixar as riquezas, os sonhos de funções e poderes, as estruturas já inadequadas para o anúncio do Evangelho, os pesos que travam a missão, os laços que nos ligam ao mundo.

Sem um salto em frente no amor, a nossa vida e a nossa Igreja adoecem de «autocomplacência egocêntrica»: procura-se a alegria em qualquer prazer passageiro, fechamo-nos numa tagarelice estéril, acomodamo-nos na monotonia duma vida cristã sem ardor, onde um pouco de narcisismo cobre a tristeza de permanecermos inacabados”, disse o Papa, durante a homilia.

A cerimónia de canonização de sete novos santos decorreu perante bispos de todo o mundo, que participam na assembleia do Sínodo dos Bispos dedicada às novas gerações.

Francisco, admirador confesso de Paulo VI, o Papa que levou até ao fim o Concílio Vaticano II (1961-1965), observou que o novo santo, “mesmo nas fadigas e no meio das incompreensões”, testemunhou sempre “de forma apaixonada a beleza e a alegria de seguir totalmente Jesus”.

Paulo VI: O Papa dos primeiros gestos
Paulo VI: O Papa dos primeiros gestos

“(São Paulo VI) consumiu a vida pelo Evangelho de Cristo, cruzando novas fronteiras e fazendo-se testemunha dele no anúncio e no diálogo, profeta duma Igreja virada para fora, que olha para os distantes e cuida dos pobres”, declarou, perante dezenas de milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro.

“Hoje continua a exortar-nos, juntamente com o Concílio de que foi sábio timoneiro, a que vivamos a nossa vocação comum: a vocação universal à santidade; não às meias medidas, mas à santidade”, acrescentou.

O Papa considerou “bonito” que neste dia fosse canonizado também o arcebispo salvadorenho D. Óscar Romero, “que deixou as seguranças do mundo, incluindo a própria segurança, para consumir a vida – como pede o Evangelho – junto dos pobres e do seu povo, com o coração fascinado por Jesus e pelos irmãos”.

Oscar Romero. Beato por ser mártir
Oscar Romero. Santo por ser mártir

O mesmo podemos dizer de Francisco Spinelli, Vincente Romano, Maria Catarina Kasper, Nazária Inácia de Santa Teresa de Jesus e do nosso rapaz napolitano Núncio Sulprizio, santo jovem, corajoso, humilde, que soube encontrar Jesus no sofrimento, no silêncio e na oferta de si mesmo.

Na sua homilia, o Papa falou da importância de “passar dos preceitos observados” para uma “história de amor, o dom de si mesmo” ao serviço de Jesus Cristo.

“Não se pode seguir verdadeiramente a Jesus, quando se está repleto de coisas. Pois, se o coração estiver cheio de bens, não haverá espaço para o Senhor, que se tornará uma coisa mais entre as outras”, advertiu.

Francisco realçou que, quando se coloca no centro o dinheiro, “não há lugar para Deus e não há lugar sequer para o homem”.

O Papa pediu a todos os responsáveis católicos a capacidade de deixar de parte “as riquezas, os sonhos de funções e poderes, as estruturas já inadequadas para o anúncio do Evangelho”.

“A riqueza é perigosa e – di-lo Jesus – torna difícil até mesmo salvar-se. Não, porque Deus seja severo; não! O problema está do nosso lado: o muito que temos e o muito que ambicionamos sufocam-nos o coração e tornam-nos incapazes de amar”, alertou o pontífice.

Francisco declarou que os novos santos, “em diferentes contextos, traduziram na vida a Palavra de hoje: sem tibieza, nem cálculos, com o ardor de arriscar e deixar tudo”.

“Irmãos e irmãs, que o Senhor nos ajude a imitar os seus exemplos!”, concluiu.

O Papa celebra a Missa com vestes litúrgicas que foram dos santos Paulo VI e Óscar Romero, recitando ainda o Ângelus antes de despedir-se dos peregrinos reunidos no Vaticano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+