Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Maryse Condé vence o Nobel alternativo da Literatura

12 out, 2018 - 13:04

Escritora francesa arrecada o prémio de literatura que, este ano, substitui o Nobel.

A+ / A-

A escritora francesa Maryse Condé venceu o Nobel da Literatura alternativo, atribuído pela Nova Academia sueca. Um prémio que surge excecionalmente este ano, devido ao adiamento da atribuição do Nobel pela Academia Sueca, na sequência do escândalo de abusos sexuais e de fugas de informação, que levaram à demissão de sete membros do comité e à necessidade da sua reestruturação.

O júri foi unânime na escolha da vencedora, destacando o seu trabalho na descrição das consequências do colonialismo e do caos que se seguiu, numa linguagem precisa e avassaladora.

Natural das ilhas de Guadalupe, a feminista e ativista, vive nos Estados Unidos e é considerada uma das autoras mais destacadas das Caraíbas, tendo escrito cerca de 20 romances e recebido vários prémios de prestígio.

Conhecida como uma das mais importantes difusoras da cultura africana nas Caraíbas, Maryse Condé descreveu como o colonialismo mudou o mundo e como os que são afetados retomam a sua herança.

"Desirada", "Segu", "Crossing the Mangrove" e "Who Slashed Celanire's Throat?" são algumas das obras que escreveu, sem qualquer edição em Portugal.

A Nova Academia foi fundada este ano, por várias figuras culturais suecas, entre as quais jornalistas e autores, como forma de protesto ao cancelamento do Prémio Nobel por parte da Academia Sueca.

A cerimónia formal para entrega do prémio decorre a 9 de dezembro. A Nova Academia será dissolvida após essa cerimónia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+