Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

INE confirma. Défice de 2017 é de 3% e inclui recapitalização da Caixa

21 set, 2018 - 11:12

Quanto ao primeiro semestre de 2018, défice ficou nos 1,9%, acima da meta do Governo para o conjunto do ano.

A+ / A-

O défice orçamental de 2017 ficou nos 3% do Produto Interno Bruto (PIB), incluindo a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), mas teria sido de 0,9% sem esta operação, confirmou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

"De acordo com esta estimativa provisória, o setor das Administrações Públicas apresentou, em 2017, uma necessidade líquida de financiamento de 5.762 milhões de euros, correspondente a 3,0% do PIB. Este resultado inclui o impacto da operação de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos, no montante de 3.944 milhões de euros, que determinou um agravamento da necessidade líquida de financiamento das AP em 2,0% do PIB", lê-se no comunicado do INE.

O défice em 2017 ficou acima dos 2% registados em 2016. A dívida bruta das Administrações Públicas terá atingido 124,8% do PIB em 2017.

Défice no primeiro semestre de 2018 derrapa

Também esta sexta-feira, o INE divulgou os números do défice referentes ao primeiro semestre de 201. De acordo com o INE, o défice situou-se em 1,9% do PIB, abaixo dos 6,1% registados no período homólogo, mas acima da meta do Governo para o conjunto do ano, de 0,7%.

A evolução homóloga do saldo orçamental "resulta primordialmente do impacto da operação de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos, ocorrida no primeiro trimestre de 2017", explica o INE.

A melhoria está ainda associada ao "ajustamento da delimitação setorial das Administrações Públicas ao nível das empresas públicas e ao ajustamento temporal de impostos e contribuições".

[em atualização]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ninocas
    21 set, 2018 lisboa 13:45
    Tanta festa e apenas uma montanha que pariu um rato.Todos sabiam q contava mas a mensagem foi outra PS a perder credibilidade.Mais depressa se apanha um mentiroso que um coixo.Mas 3% foi á tangente cumpriu Bruxelas tudo bem.
  • José Cruz Pinto
    21 set, 2018 ILHAVO 12:11
    Então, inclui ou não inclui ? Parece que afinal inclui ! E quem foi que tirou de facto o país do procedimento por défice excessivo, incluindo a recapitalização da Caixa ? Terão sido o competente e genial Pedro Passos Coelho mais os seus apaniguados ?!

Destaques V+