Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Programa de vistos gold "estragou-se"

22 ago, 2018 - 18:24

Empresas de Mediação Imobiliária lamentam a descida a pique neste tipo de investimento, "porque era um programa extremamente importante que ajudou muito à recuperação”.

A+ / A-

O programa de vistos gold "estragou-se", afirma o presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), Luís Lima, em declarações à Renascença.

O investimento nos vistos gold caiu para metade, de acordo com dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), e Luís Lima diz que bem avisou.

“Teve a ver com vários problemas, os nossos problemas internos no país, a má imagem que alguns atores do programa criaram. Mas infelizmente estragaram um programa que era extremamente importante”, lamenta.

Quase 90% de todo o valor captado através de vistos gold era de cidadãos chineses e, “de há um ano para cá, tem sido sempre a diminuir”.

“Alguns dados do princípio do ano parecia que as coisas estavam a melhorar, mas tinha a ver com processos antigos.”

“Eu sempre alertei para isso. O atual ministro dos Negócios Estrangeiros disse que eu não tinha razão, mas o tempo deu-me razão. Tenho pena porque era um programa extremamente importante que ajudou muito à recuperação”, afirma o presidente da APEMIP.

O investimento captado através dos Vistos Gold caiu 50,5% em julho, face a junho, e 56% em termos homólogos, para 26,1 milhões de euros, tendo sido apenas concedidas autorizações de residência por via da compra de imóveis.

De acordo com os dados do SEF, em julho, o investimento resultou apenas da compra de bens imóveis. Foram concedidos 47 vistos, dos quais sete para reabilitação urbana.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+