Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo garante ter "vontade enorme" de chegar a acordo com enfermeiros

10 out, 2018 - 14:11

Enfermeiros iniciaram esta quarta-feira o primeiro de seis dias de greve para exigir ao Governo que apresente uma nova proposta negocial da carreira de enfermagem.

A+ / A-

O ministro da Saúde afirma que o Governo tem "uma vontade enorme" de chegar a um entendimento com os enfermeiros sobre o modelo de carreira e valorização profissional, considerando que essa reivindicação é justa.

Os enfermeiros iniciaram esta quarta-feira o primeiro de seis dias de greve para exigir ao Governo que apresente uma nova proposta negocial da carreira de enfermagem que vá ao encontro das expectativas dos profissionais e dos compromissos assumidos pela tutela.

"O que é a vontade dos enfermeiros terem uma arquitetura de carreira diferente que os valorize e prestigie é reconhecido como justíssimo por parte do Governo. Se há grupo profissional na saúde que precise recriar um modelo de desenvolvimento profissional são os enfermeiros", afirmou Adalberto Campos Fernandes aos jornalistas à margem de uma conferência do projeto 3 F - Financiamento Fórmula para o Futuro, que decorre em Lisboa.

O ministro indicou que "da parte do Governo há uma vontade enorme de chegar a um entendimento sobre o modelo de carreira".

Já as questões remuneratórias são "sempre mais difíceis", assumiu, porque dependem das reivindicações dos profissionais e "da capacidade que o Estado tem de resolver esses pedidos em sede orçamental".

Sobre a última reunião negocial com os enfermeiros que foi adiada para este sexta-feira, Campos Fernandes explicou que o adiamento se deveu ao facto de a secretária de Estado da Saúde, que está a liderar as negociações, ter tido de se deslocar de "forma relativamente imprevista à Venezuela".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Esteves
    10 out, 2018 Faro 15:15
    Este Ministro diz sempre o mesmo e na prática...ZERO! A Saúde em Portugal cada vez está pior. Basta ir a um qualquer Unidade de Saúde pública (e já nem falo das regiões do interior). Enquanto utente é notória a degradação e a cada vez maior falta de qualidade. Em relação aos enfermeiros, este Governo vai adiando reuniões, vai prometendo (como sempre) e depois publicita que dá "rebuçados" no próximo ano para enganar. Este, como o Ministro da Defesa, há muito que deviam estar na rua. Fartos de aldrabões e de sonsos.

Destaques V+