Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente da Catalunha faz ultimato a Madrid

02 out, 2018 - 18:05

Quim Torra ameaça retirar o apoio ao Governo socialista de Pedro Sanchez.

A+ / A-

O presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, ameaça retirar o apoio ao primeiro-ministro espanhol, se Pedro Sanchez não apresentar uma proposta para autodeterminação daquela província dentro de um mês.

Quim Torra, que falava esta terça-feira no Parlamento de Barcelona, exigiu que Sanchez adopte compromissos “corajosos” e se deixe de “ambiguidades e ameaças”.

“A paciência não é infinita. Não quero ouvir falar em diálogo se não for esclarecido”, avisa o presidente do governo da Catalunha.

Antes deste ultimato, o presidente do Governo de Espanha comentou os confrontos em Barcelona, por ocasião do primeiro aniversário do referendo independentista na Catalunha.

“A violência não é o caminho”, escreveu Pedro Sanchez na rede social Twitter, onde sublinhou que a política deve regressar ao Parlamento, apelando a Quim Torra para que assuma as suas responsabilidades e não dê alento a ações radicais.

A vice-presidente do Governo espanhol, Carmen Calvo, afirma que Quim Torra, “como principal autoridade do estado da Catalunha”, tem a responsabilidade de garantir a segurança de “todos os catalães”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pereira
    02 out, 2018 Praceta 22:33
    Um ultimato é uma declaração de guerra. Pergunto então com que tropas é que o senhor Quim pensa em evadir Madrid? Será que vai combater com as tropas que são pagas pelo Governo de Espanha? Ou será que vai recrutar tropas ao norte de África? Quando começarem a rolar cabeças, como aconteceu com Luís XVI, talvez se acabe as manias das grandezas de meia dúzia de magnatas da província da Catalunha! O povinho só vê o que quer!
  • Anónimo
    02 out, 2018 19:37
    O estado espanhol é um estado fascista.

Destaques V+