Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo acompanha investigação a Tancos "com todo o interesse"

27 set, 2018 - 19:08

Presidente da República recorda que sempre insistiu no apuramento "do que se passou".

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse estar a acompanhar "com todo o interesse" a investigação criminal sobre o caso de Tancos, recordando que sempre insistiu no apuramento "do que se passou".

À margem da IV Cimeira do Turismo, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que no "último ano e alguns meses" sempre insistiu "pelo apuramento do que se passou em Tancos, no sentido de apuramento do que aconteceu às armas, num primeiro momento, e o apuramento do que aconteceu às armas, num segundo momento".

"Sempre disse que uma investigação criminal era fundamental", reforçou o Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa disse ainda que, por isso, acompanha "com todo o interesse" a investigação criminal que agora decorre nos dois planos.

"Os portugueses querem saber o que se passou com a devolução das armas e querem saber o que se passou com o desaparecimento das armas. Espero que seja possível, correspondida, essa pretensão justa dos portugueses na investigação em curso", afirmou o Chefe de Estado.

O diretor-geral da Polícia Judiciária Militar (PJM), Luís Vieira, foi detido na terça-feira, estando entre os oito visados por mandados de detenção emitidos na Operação "Húbris", relacionada com o caso das armas furtadas em Tancos.

Para além de Luís Vieira, os mandados de detenção visaram outros três responsáveis da PJM, um civil e três elementos da GNR.

A Operação Húbris investiga o aparecimento na Chamusca em outubro de 2017 de material furtado em Tancos e, segundo o Ministério Público, em causa estão "factos suscetíveis de integrarem crimes de associação criminosa, denegação de justiça, prevaricação, falsificação de documentos, tráfico de influência, favorecimento pessoal praticado por funcionário, abuso de poder, recetação, detenção de arma proibida e tráfico de armas".

O furto de material militar dos paióis de Tancos - instalação entretanto desativada - foi revelado no final de junho de 2017. Entre o material furtado estavam granadas, incluindo antitanque, explosivos de plástico e uma grande quantidade de munições.

Em outubro, a PJM divulgou, através de comunicado, que tinha recuperado o material de guerra furtado.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    27 set, 2018 Viseu 22:20
    Em 1975 no campo Militar de Santa Margarida os Paióis eram guardados 24 Horas por dia por um Pelotão de tropas, que era rendido três ou quatro vezes ao dia por isso não havia possibilidade de assaltos, digo isto com conhecimento de causa, uma vez que também me calhou a mim esse serviço duas ou três vezes, agora como praticamente não há militares têm que colocar Câmaras de Vídeo, Câmaras essas que avariam ou até serão avariadas e depois é o que se vê, no entanto acho que o melhor mesmo é fazer um esforço e colocar lá militares a fazer segurança a essas e outras instalações e verão como os assaltos acabam.

Destaques V+