Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo defende multiculturalismo nas Nações Unidas

26 set, 2018 - 23:37

Chefe de Estado português reafirmou políticas de Guterres e deixou críticas implícitas a Trump.

A+ / A-

O Presidente da República discursou na assembleia geral das Nações Unidas para defender o "multiculturalismo reforçado" e, assim, criticando o discurso de Donald Trump.

Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou para explicar que “há duas visões diferentes sobre a realidade universal”.

“Uma, de curto prazo, é uni ou minilateral, protecionista, virada para um discurso interno eleitoralista, minimizadora do multilateralismo em tudo o que seja desenvolvimento sustentável, que nega as alterações climáticas, contrária aos ‘Pactos Globais’ sobre migrações e refugiados, sobretudo atenta à prevenção nos conflitos e na manutenção da paz onde e quando, pontualmente, lhe interessa, e interessa em termos de poder económico mais do que político.”

A outra visão – explicou Marcelo - “que é a nossa, é multilateral, aberta, favorável a uma crescente da governação global, empenhada no desenvolvimento sustentável, olhando para o Direito Internacional, a Carta e os Direitos Humanos como valores e princípios e não como meios ou conveniências”, referiu.

O chefe de Estado acredita que, “no médio e longo prazo, esta visão vencerá, como venceu na União Europeia, um êxito de multilateralismo, que deu à Europa o maior período de paz de que há memória e os mais elevados níveis de bem-estar e proteção social”.

"Não compreendemos a tentação unilateralista, bem como o desinvestimento nas organizações internacionais. Representam uma falta de visão política que corre o risco de repetir os erros de há quase cem anos", referiu.

No seu discurso, Marcelo deixou elogios ao mandato “lúcido, dinâmico e excepcional” de António Guterres e reafirmou que Portugal defende todas as suas prioridades.

“O multilateralismo, assente no Direito Internacional e na Carta das Nações Unidas, a reforma do Sistema das Nações Unidas, a prevenção de conflitos, a manutenção e sustentação da paz, a preocupação com as migrações e os refugiados, o combate ao terrorismo e aos crimes internacionais, os oceanos e a segurança marítima, as alterações climáticas e a Agenda 2030, a igualdade de género e a aposta nos jovens.”

Continuando com as críticas ao discurso do líder norte-americano, Marcelo esclareceu que “Portugal entende que a ação multilateral, o diálogo político e o bom senso diplomático são o único caminho possível para a convivência entre as nações e os povos”.

No final do seu discurso, o chefe de Estado citou o antigo Presidente sul-africano Nelson Mandela: "Uma preocupação permanente com os outros, na nossa vida como na da nossa comunidade, muito contribuiria para termos um mundo melhor, com o qual tanto sonhamos".
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+