Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hora da Verdade

Cruz Serra. "Vamos usar todos os recursos disponíveis para aumentar o número de residências"

27 set, 2018 - 00:01 • Graça Franco (Renascença) e Helena Pereira (Público)

Depois de ter admitido recorrer a privados para aumentar número de camas para os alunos da UL, o reitor Cruz Serra confessa que a vocação deve ser dos serviços sociais da universidade pois só assim se podem controlar os preços.

A+ / A-
Reitor da U. Lisboa critica valorização do interior "à custa do dinheiro das famílias"
Reitor da U. Lisboa critica valorização do interior "à custa do dinheiro das famílias"

A UL está a fazer um esforço para aumentar o número de residências para estudantes. Mas com o disparar do preço da habitação em Lisboa, não lhe parece que se está a bloquear o acesso dos filhos da chamada classe média residente fora de Lisboa ao ensino superior? Em poucos anos, só os ricos ou quem vive em Lisboa é que pode ter um curso superior tirado em Lisboa? Isto não é subverter completamente o princípio da igualdade? Não o preocupa?

Temos em execução um número grande de residências porque o problema tornou-se óbvio há uns anos atrás. O tempo que se demora a fazer uma residência, dada a burocracia, é terrível.

Há três, quatro anos um quarto razoável tinha um valor médio de 270, 280 euros. Há um ano já ia em 410 euros e agora estamos acima dos 520 euros. Isto é muito caro. Estamos a tentar acudir a todos os casos em que nos aparecem estudantes que não conseguem suportar os custos. O número de camas é muito baixo.

Nota que já está a mudar o perfil dos alunos em função desse constrangimento?

Não. Mas temos que ser rápidos neste assunto. Até daqui a ano e meio teremos mais 1000 camas, mas estamos a fazer residências com recursos que libertámos da fusão das universidades. Vão ser geridas pelo serviço de ação social, que tem uma tabela de preços - que também agora foi-nos congelada porque agora é popular congelar coisas - que termina nos 160 euros. Eu não tenho dinheiro para fazer tudo aquilo que é preciso.

No ano passado, em entrevista ao Público disse que seria através de parcerias com privados que a UL ia resolver o problema da falta de residências.

Eu posso concessionar residências mas há um problema: se for por esse caminho não posso regular o preço dos quartos.

Tem falado com o presidente da Câmara de Lisboa sobre este assunto?

Muitas vezes, ainda hoje falei outra vez. O presidente da câmara tem sido muito disponível. A câmara comprou um edifício à Segurança Social em frente ao técnico e será transformado em residência de estudantes, sendo toda a obra será paga pela câmara. Iremos reduzir os saldos ao mínimo indispensável para ter a universidade em funcionamento. A nossa intenção é usar todos os recursos disponíveis para aumentar o número de residências. Não podemos deixar que quem tem capacidade e vontade de estudar em Lisboa deixe de vir por razões económicas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+