Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hollywood. Cosby e Polanski expulsos

03 mai, 2018 - 19:57

Ambos violaram o código de conduta da organização.

A+ / A-

O comediante Bill Cosby e o realizador Roman Polanski foram expulsos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A informação foi confirmada esta quinta-feira pela Academia de Hollywood através de comunicado.

Cosby e Polanski foram expulsos por violação do código de conduta da organização.

O novo código de conduta estipula que a Academia não é lugar para "pessoas que abusam dos seus estatutos, poder ou influência de uma forma que viola os padrões da decência". A direção passou a poder suspender ou expulsar quem violar o código de conduta ou quem "comprometer a integridade" da Academia de Cinema e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.

O ator norte-americano Bill Cosby, de 80 anos, acusado de drogar e abusar sexualmente de uma mulher na sua mansão dos subúrbios de Filadélfia em 2004, foi no final de abril considerado culpado de agressão sexual agravada, tendo a sentença de ser emitida num prazo de entre 60 e 90 dias, embora não tenha ainda sido definida uma data.
Já as acusações ao realizador franco-polaco Roman Polanski, de 84 anos, remontam à década de 1970. Em 1977, o cineasta reconheceu ter tido relações sexuais com Samantha Geimer, então com 13 anos, na casa de Jack Nicholson, em Los Angeles, enquanto este estava fora em viagem.

Roman Polanski venceu em 2003 o Óscar de Melhor Realizador com o filme "O Pianista". Na altura, não esteve presente porque poderia ser detido nos Estados Unidos, no âmbito do caso de 1977.

O Código de Conduta foi adotado após a expulsão do produtor Harvey Weinstein.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+