Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Antiga secretária nazi condenada por cumplicidade em mais de 10 mil mortes

20 dez, 2022 - 10:40 • Olímpia Mairos

Com 96 anos foi condenada a dois anos de prisão, com pena suspensa. É uma das poucas mulheres a ser julgada por crimes relacionados com o Holocausto.

A+ / A-

A antiga secretária que trabalhava num campo de concentração nazi. Imrgard Furchner foi condenada a dois anos de prisão, com pena suspensa, por cumplicidade nos assassinatos de mais de 10.505 pessoas.

A mulher, atualmente com 97 anos, foi contratada ainda adolescente para trabalhar em Stutthof onde desempenhou funções entre 1943 e 1945. É uma das poucas mulheres a ser julgada por crimes cometidos durante o Holocausto.

De acordo com a BBC, apesar de Irmgard Furchner ser trabalhadora civil, o juiz entendeu que estava plenamente ciente do que acontecia no campo de concentração.

Estima-se que cerca de 65.000 pessoas tenham morrido em condições horrendas em Stutthof, incluindo prisioneiros judeus, polacos não-judeus e soldados soviéticos capturados.

Stutthof fica localizada perto da moderna cidade polaca de Gdansk, e usou uma variedade de métodos para assassinar os detidos tendo alguns milhares morrido em câmaras de gás.

O tribunal de Itzenhoe, no norte da Alemanha, ouviu sobreviventes do campo de concentração, alguns dos quais morreram durante o julgamento.

Quando o julgamento começou, em setembro de 2021, Irmgard Furchner fugiu da casa de repouso onde se encontrava tendo sido encontrada, depois, pela polícia numa rua de Hamburgo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    20 dez, 2022 Lisboa 15:27
    Não estou a ver bem o que é que ela podia ter feito para evitar os crimes nazistas, mas... concordo que tem de se mandar uma mensagem. Mas para a julgarem, foi preciso esperar até ela ter 97 anos e mais que provavelmente, estar xéxé?

Destaques V+