Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

TAP. Fernando Pinto arguido por suspeita de gestão danosa

23 set, 2018 - 14:29

Polícia Judiciária investiga a compra da Varig Engenharia e Manutenção.

A+ / A-

Fernando Pinto, que foi presidente da TAP durante quase 18 anos, foi constituído arguido por suspeita de gestão danosa, no âmbito da investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária à compra da Varig Engenharia e Manutenção (VEM), processo que decorreu entre 2005 e 2007.

Pela mesma razão foram ainda constituídos outros cinco arguidos que também faziam parte do conselho de administração executivo da companhia aérea. Segundo o jornal Público, que avança a notícia este domingo, são eles Luís Ribeiro Vaz, Fernando Alves Sobral, Michael Conolly, Luiz da Gama Mór e um outro responsável da equipa de gestão, que já faleceu.

O inquérito teve origem numa denúncia anónima feita no final de 2010. Em abril de 2016, a Polícia Judiciária fez buscas na sede da TAP e da Parpública. Na altura, além das suspeitas de gestão danosa, havia suspeitas de que os administradores teriam lucrado de forma ilícita com o negócio.

Contudo, os investigadores não terão encontrado indícios de corrupção nem de branqueamento de capitais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    24 set, 2018 Viseu 16:08
    Apesar de tudo o que se sabe, temos de confiar na Justiça Portuguesa, porque dizia Agostinho de Hipona (354-430): «um Estado que não se regesse segundo a justiça reduzir-se-ia a um grande bando de ladrões»…
  • VICTOR MARQUES
    23 set, 2018 Matosinhos 15:35
    Esta gente mete-se em altos "voos" e, depois, é o que dá!!!

Destaques V+