Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Autoridade Marítima reforça patrulhamento nas praias e pede cuidado aos banhistas

21 set, 2018 - 17:51

Alertas são deixados numa altura em que a época balnear já terminou na maior parte dos concelhos do país, mas o calor não foi embora e até vai aumentar no próximo fim de semana.

A+ / A-

A Autoridade Marítima Nacional anunciou esta sexta-feira um reforço de patrulhamento nas praias com o fim da época balnear e alertou esta sexta-feira a população para os cuidados a ter.

A época balnear já terminou na maior parte dos concelhos do país, mas o calor não foi embora e até vai aumentar no próximo fim de semana. O problema é que a maioria das praias já não está vigiada, ou seja, não existem nem nadadores salvadores nem equipamentos de emergência.

Estas razões que levaram a Autoridade Marítima Nacional a fazer uma conferencia de imprensa para alertar a população para os cuidados a ter, mas também para anunciar um reforço de meios.

“A Autoridade Marítima decidiu colocar no mar todos os meios que estão disponíveis nas Capitanias e nas estações salva-vidas. As pessoas que frequentarem as praias vão ver as lanchas salva-vidas a andarem, sobretudo, junto das praias não-vigiadas, numa perspetiva de uma vigilância mais próxima. Vamos também ter elementos da Polícia Marítima a passar pelas praias sensibilizando e corrigindo alguns comportamentos de risco”, anunciou o porta-voz da Autoridade Marítima, o comandante Pereira da Fonseca.

Desde segunda-feira que a maioria das praias já não tem vigilância. O ideal seria que os banhistas evitassem as praias não vigiadas, mas como isso é difícil de acontecer a Autoridade Marítima pede cuidado aos banhistas.

“Devem ter em atenção o estado do mar, como está a rebentação, se a ondulação está mais ou menos forte, deve ter particular cuidado se a maré estiver a vazar porque há tendência para afastar as pessoas da orla costeira, devem tentar perceber se existem agueiros, correntes perpendiculares à praia e que afastam as pessoas da areia”, refere o comandante Pereira da Fonseca.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+