Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guterres mantém confiança em chefe de comissão na Guatemala

21 set, 2018 - 00:58

Presidente do país tinha pedido a substituição de Ivan Velasquez.

A+ / A-

O secretário-geral das Nações Unidas reitera a sua confiança em Ivan Velasquez como chefe da Comissão da ONU contra a Impunidade na Guatemala (CICIG), adiantando estar disposto a reunir com o Presidente do país.

António Guterres, que rejeitou um pedido do Presidente da Guatemala, Jimmy Morales, para substituir Ivan Velasquez, referiu que a posição das Nações Unidas é "muito clara".

"Continuamos a manter a confiança no comissário, consideramos que existe uma situação que, de facto, deve ser resolvida e esperamos que, em consultas com o governo, seja possível encontrar um adjunto para coordenar a ação no interior do país", disse António Guterres.

A eventual nomeação de um comissário-adjunto foi levantada por Guterres depois da recusa do executivo da Guatemala em permitir a entrada no país a Ivan Velasquez, embora o Tribunal Constitucional do país tenha emitido no domingo uma ordem que exige o regresso do chefe da CICIG.

O líder das Nações Unidas afirmou que a ONU está interessada em continuar as negociações com a Guatemala para "melhorar a ação da Comissão".

Questionado sobre um possível encontro com Morales, à margem da Assembleia-Geral das Nações Unidas, que se realiza na próxima semana, Guterres disse que não tem agendado, mas frisou que está "totalmente disponível" para o Presidente da Guatemala.

O governo proibiu a entrada no país ao chefe da Comissão da ONU contra a Impunidade na Guatemala, alegando que é "uma pessoa que viola a ordem e segurança públicas, afetando governabilidade institucional, a justiça e paz no país".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+