Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António Costa. ​"Em outubro tem de haver um acordo final" para o Brexit

20 set, 2018 - 15:48

Primeiro-ministro nega que tenha ficado agendada uma cimeira extraordinária dedicada à saída do Reino Unido da União Europeia.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, disse, esta quinta-feira, que, em outubro tem de haver um acordo final para a saída do Reino Unido da União Europeia, depois de terem sido registados "progressos reais" nas negociações com o Governo de Theresa May.

"Hoje ficou muito claro que em outubro tem de haver um acordo final [do 'Brexit'], sem prejuízo de depois poder haver acertos de redação final. Mas a decisão sobre o acordo tem de ser tomada em outubro", defendeu.

António Costa, que falava em Salzburgo, Áustria, à saída da reunião informal de chefes de Estado e de Governo, negou que tenha ficado agendada uma cimeira extraordinária dedicada ao 'Brexit', desmentindo uma informação que tinha sido confirmada esta manhã pelo chanceler austríaco, Sebastian Kurz, que ocupa a presidência rotativa da UE.

"Não ficou marcada nenhuma cimeira para novembro, quando muito pode haver redações finais de pormenores que sejam necessários acertar, ou uma cerimónia que simbolize a conclusão, mas a negociação e a decisão de haver ou não haver acordo tem de ser tomada em outubro. Houve progressos reais e por isso decidiu-se decidir [sobre a cimeira] em outubro", esclareceu.

O primeiro-ministro assumiu que houve "avanços positivos" relativamente às propostas que Theresa May apresentou em Chequers.

"Deixou de ser uma questão de princípio não aceitarem em caso algum a jurisdição do Tribunal de Justiça [Europeu], mas o resultado da proposta dela verificou-se que não é praticável, porque não permite manter a unidade do mercado interno que é um princípio fundamental", esclareceu.

Costa indicou que o negociador comunitário, Michel Barnier, tem agora "um mandato claro e uma proposta clara [...] e bastante pragmática" que permitirá resolver a questão central da fronteira irlandesa, sem querer, no entanto, revelar os detalhes da mesma.

A questão do 'backstop' (solução de recurso) da fronteira irlandesa é a que mais 'dores de cabeça' tem causado nas negociações entre Bruxelas e Londres, uma vez que a União Europeia recusa estender a todo o território britânico a "proposta excecional" de incluir a Irlanda do Norte na união aduaneira comunitária.

O Reino Unido vai deixar a União Europeia em 29 de março de 2019, dois anos após o lançamento oficial do processo de saída, e quase três anos após o referendo de 23 de junho de 2016 que viu 52% dos britânicos votarem a favor do 'Brexit'.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Silva
    20 set, 2018 Peneda 18:20
    Diz o pantomineiro António Costa "Em outubro tem de haver um acordo final SENÃO EUUUUUUUUUU.... fico zangado!!" Mas que grande ultimato! Quem fala assim até parece que tem um rei na barriga!

Destaques V+