Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“El País” garante que livro de primeiro-ministro copia parágrafos de conferência de diplomata

20 set, 2018 - 01:01

Pedro Sánchez terá cometido um “erro involuntário", diz o Governo espanhol.

A+ / A-

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, e o economista Carlos Ocaña copiaram no livro "A Nova Diplomacia da Economia Espanhola" parágrafos de uma conferência que o diplomata Manuel Cacho fez na Universidade Camilo José Cela, noticia o “El País”.

Segundo a edição digital do diário El País, "a Moncloa [sede da presidência do governo espanhol] assegurou tratar-se de um erro involuntário", embora o jornal diga que Pedro Sánchez e Ocaña "reproduzem no seu livro de 2013, sem aspas nem citar a fonte original, parágrafos de cinco das sete páginas de uma conferência que o diplomata espanhol Manuel Cacho fez num simpósio na Universidade Camilo José Cela (UCJC) em 25 de fevereiro de 2013".

O “El País” refere ainda que Pedro Sánchez organizou o evento no qual interveio o diplomata e foi "o moderador de uma das mesas redondas".

Já o economista Carlos Ocaña, coautor do livro, "não quis fazer declarações" ao matutino.

Num comunicado enviado à agência Efe, em 13 de setembro último, Ocaña, negou "qualquer autoria, total ou parcial, da tese de doutoramento de Pedro Sánchez" e explicou que, depois de este a ter terminado, "colaborou com ele na publicação do livro que se baseia na tese".

No dia seguinte, o governo espanhol assegurou que a tese de doutoramento do primeiro-ministro, Pedro Sánchez, passou nas análises anti-plágio feitas em dois portais especializados na deteção deste tipo de anomalias.

O executivo de Madrid publicou os resultados de dois programas ("software") que assegura estarem entre os mais reconhecidos para detetar a possibilidade de plágio de um texto tanto a nível nacional como internacional: o Turnitin, utilizado na Universidade de Oxford (uma das mais importantes instituições de ensino do Reino Unido), e o PlagScan, que é uma referência na Europa.

Antes, Pedro Sánchez negara veementemente que plagiou a sua tese de doutoramento, garantindo que eram "rotundamente falsas" as dúvidas lançadas pelo líder político de um partido da oposição que depois foram desenvolvidas pela imprensa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+