Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

João Lourenço: “Aqui estamos aos abraços”

18 set, 2018 - 16:00 • Eunice Lourenço, em Luanda

Presidente angolano elogiou atitude de Marcelo e Costa no caso Manuel Vicente.

A+ / A-

Ultrapassado o caso Manuel Vicente, “aqui estamos aos abraços”. Foi assim que o Presidente de Angola, João Lourenço, deu por encerrado o episódio que marcou as relações entre Portugal e Angola no ultimo ano e meio.

Numa conferência de imprensa, que se seguiu à assinatura de vários acordos entre os dois países, João Lourenço foi questionado sobre o caso do ex-vice-presidente angolano acusado de corromper um procurador em Portugal. O nome de Manuel Vicente, contudo, nunca foi dito. A pergunta sobre se o caso estava encerrado foi feita pelo correspondente da RTP em Angola, que não disse o nome de Vicente nem o cargo que ocupava. João Lourenço também não o disse.

“Essa situação foi ultrapassada e aí devo destacar a postura irreparável de todos os executivos, porque todos os executivos tiveram noção da necessidade de um acordo para haver um diálogo permanente”, começou por dizer o Presidente angolano, que elogiou a atitude de Marcelo Rebelo de Sousa e de António Costa durante o caso que se tornou conhecido como o “irritante”.
“Felizmente ultrapassou-se essa situação que de alguma foram incomodava as nossas relações. As coisas recompuseram-se rapidamente, ultrapassado o mal estar voltámos aquilo que seria de desejar, às relações normais entre os dois países. É desejo de ambas as partes pensar só para a frente”, continuou João Lourenço para quem havia, neste caso, um acordo que não estava a ser respeitado.

“A partir do momento em que foi respeitado, aqui estamos aos abraços”, concluiu o Presidente angolano com António Costa a seu lado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    18 set, 2018 évora 21:41
    Costa e Marcelo atribuíram uma Amnistia a Manuel Vicente e agora esbanjam dinheiro , retiram das reformas por pagar , dos ordenados atrasados dos professores e da miséria escondida que 20 % vive em Portugal , para não falar nos sem abrigo e na sopa dos pobres ... Os senhores cometeram um crime de corrupção agora mais que provado , ofereceram vantagem a Angola em troco de suspeito criminosos em Portugal . Foi uma bela moeda de troca ... resta saber se trazem agora o avião carregado de Diamantes e não vá eles cair como já no passado aconteceu . Gente corrupta e mafiosa .

Destaques V+