Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vieira da Silva admite "problema" nas novas pensões, a resolver "até final do ano"

18 set, 2018 - 15:17

O executivo está “a trabalhar num conjunto de áreas para tentar dar o mais rapidamente possível uma resposta a essa dificuldade”, quer do ponto de vista tecnológico, quer ao nível do reforço do pessoal.

A+ / A-

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social admitiu esta terça-feira que “existe um problema” na atribuição de novas pensões, devido à falta de pessoal e aos crescentes pedidos, mas disse que “até final do ano” os principais atrasos “serão resolvidos”.

“Não quero esconder o problema. Nos casos mais complexos, com carreiras contributivas mais diversificadas e nalgumas regiões onde há maior concentração, existe o risco de haver casos que demorem um pouco mais de tempo. Esses são a nossa prioridade e penso que, até ao final do ano, todos os casos de longa duração serão resolvidos, sendo que, depois, resta-nos trazer o valor médio para um valor aceitável, que era aquele que existia na Segurança Social antes desta sangria [de funcionários], que são os três meses que a lei prevê”, afirmou Vieira da Silva.

O ministro prestou estas declarações aos jornalistas à margem de um fórum da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) dedicado aos postos de trabalho do futuro, que decorre hoje e quarta-feira no Porto.

Comentando dados avançados ao jornal “Correio da Manhã” pela Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), segundo a qual a atribuição de novas pensões pela Segurança Social regista, atualmente, atrasos que, em alguns casos, atingem os nove meses, o ministro afirmou que os “valores médios são significativamente mais baixos”, rondando os “150/160 dias nas pensões de velhice”.

Ainda assim, Vieira da Silva admitiu que “existe um problema que o Governo já tinha reconhecido e identificado”, atribuindo-o à “diminuição muito relevante, da ordem dos 35%”, registado durante alguns anos nos funcionários da Segurança Social, “particularmente naquela área dedicada ao processamento das prestações sociais”, e também ao “maior volume” de pedidos de novas pensões registado após “alguns anos de um certo congelamento” do processamento deste subsídio.

Segundo o governante, o executivo está, neste momento, “a trabalhar num conjunto de áreas para tentar dar o mais rapidamente possível uma resposta a essa dificuldade”, quer do ponto de vista tecnológico – com um novo sistema informático do sistema de pensões atualmente “em fase experimental” - quer ao nível do reforço do pessoal.

“Está neste momento a ser recuperado aquele que é um dos desafios mais difíceis na atribuição de pensões, que tem a ver com o facto de os novos pensionistas terem ainda uma parte da sua carreira registada em papel, o que torna mais difícil a identificação do valor da sua pensão. Estamos num processo que conduzirá à informatização completa não apenas do presente - isso já acontece desde o final dos anos 80 - mas também de carreiras mais antigas, o que irá acelerar fortemente o processo de concessão de novas pensões”, explicou.

Já ao nível do pessoal ao serviço na Segurança Social, Vieira da Silva recordou ter sido já aberto um concurso para 200 novos técnicos “que vão, na sua grande maioria, dirigir-se a esta área” das pensões, mas admitiu que esta resposta “demora algum tempo”, já que “há sempre muitas candidaturas e é um processo longo, com burocracia pesada”.

Entretanto, disse, o Instituto de Segurança Social abriu um concurso de mobilidade interna que permitiu “criar dois novos centros de processamento de novas pensões, em Aveiro e em Braga, para além do centro nacional de pensões que se situa em Lisboa”, e recorreu à contratação de pessoal extraordinário.

O objetivo é “o mais rapidamente possível, desejavelmente até ao final do ano”, voltar a registar “valores aceitáveis para o pagamento da primeira prestação” das novas pensões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António dos Santos
    18 set, 2018 Coimbra 16:11
    Este problema tem a ver com a falta de disciplina de trabalho, nos serviços centrais do estado. Os trabalhadores trabalham ao ritmo lento, porque ganham o mesmo, que trabalharem como deve ser. Pois é impossível que seja falta de funcionários. Quanto diminuiu o quadro de pessoal, desde que se começou a implementar os sistemas informáticos? De certeza que não passou para metade, mas o trabalho reduziu, para menos de metade. O PESSOAL DOS SERVIÇOS CENTRAIS DO ESTADO, INCLUINDO A SEGURANÇA SOCIAL, QUE SE TORNEM PROFISSIONAIS SÉRIOS E TRABALHAM, QUE É PARA ISSO QUE SÃO PAGOS. O ministro não diga tanta asneira. Há que ter em consideração, daquela escumalha que entra nos serviços do estado, quando se muda de governo, que são gajos que não sabem fazer nada, e, por isso, só empatam e estão a ROUBAR o país.

Destaques V+