Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro. Portugal já faz o máximo que pode na facilitação de vistos para Angola

18 set, 2018 - 08:57 • Eunice Lourenço , em Angola

Augusto Santos Silva insiste na liberdade de circulação para cidadãos da CPLP, mas reconhece que não pode ir mais além. “Portugal já foi o mais longe que pode ir na facilitação de vistos de curta duração”, argumenta.

A+ / A-

É uma das queixas de empresários portugueses em Angola: a dificuldade nos vistos. De lá para cá, de cá para lá. João Garcia Polido, há dez a trabalhar em Angola de forma permanente, fez questão de levar a queixa até ao ministro dos Negócios Estrangeiros, mas Augusto Santos Silva, em declarações à Renascença, disse Portugal não pode fazer mais na facilitação de vistos de curta duração.

“A nossa grande dificuldade é a questão dos vistos. Acho que todos os portugueses devem dizer o mesmo. Só para dar um exemplo: tenho cinco funcionários angolanos que preciso de levar a Portugal com alguma urgência, para terem formação e treino, para depois virem para Angola e retomarem a sua atividade e ando há mais de um mês para conseguir obter os vistos”, lamenta este português que tem uma empresa na área da certificação e formação profissional.

João Polido, de 54 anos, foi um dos muitos portugueses que, segunda-feira à noite, foram ao encontro de António Costa com a comunidade residente em Luanda e que ouviram o primeiro-ministro agradecer-lhes por terem permanecido em Angola mesmo nos maus momentos.

“Para haver esta ponte de que o primeiro-ministro falou, num discurso que até a mim me emocionou, temos de tirar esses obstáculos do caminho”, defende o empresário.

“Portugal já foi o mais longe que pode ir na facilitação de vistos de curta duração”, afirma, contudo, Augusto Santos Silva, remetendo para o mais recente decreto sobre este assunto, publicado há uma semana, e para as obrigações de um país no espaço Schengen.

O que Santos Silva continua a defender é uma abertura de autorizações de residência aos cidadãos de países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O ministro compara-a aos "vistos gold": enquanto para conseguir um "visto gold", que é uma autorização de residência permanente, é preciso fazer um investimento, para conseguir uma autorização de residência em qualquer país da CPLP seria só preciso ter nacionalidade de um dos países que a formam. E assim, exemplifica Santos Silva, bastaria ser brasileiro para residir e trabalhar de forma permanente em Angola ou português para ter autorização de residência em Moçambique.

A proposta foi feita por António Costa na sua primeira visita oficial, a Cabo Verde, e defendida na Cimeira da CPLP de 2016, em Brasília. Formalizada no ano seguinte, por Portugal e Cabo Verde, a proposta recebeu o apoio do Presidente angolano, João Lourenço, na cimeira da CPLP deste ano.

A livre circulação no espaço da CPLP foi definida como prioridade, mas ainda está longe de ser uma realidade. Contudo, Santos Silva promete ir insistindo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+