Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Israel admite organizar festival da Eurovisão em Telavive ou Haifa e não em Jerusalém

12 jun, 2018 - 16:07

Com a vitória da concorrente israelita em Lisboa, e dada a renascida disputa sobre o estatuto de Jerusalém, há dúvidas sobre onde vai decorrer o próximo festival europeu da canção.

A+ / A-

Israel admite que as cidades de Telavive, capital de facto do país, a par de Haifa e Eilat poderão ser candidatas a acolher o Festival Eurovisão da Canção em 2019.

A notícia foi avançada esta terça-feira pelo jornal israelita "Haaretz", depois de União Europeia de Radiodifusão (UER) ter exigido que a próxima edição do festival se realize num lugar "menos controverso" do que Jerusalém.

A cidade santa, disputada por israelitas e palestinianos há várias décadas, foi declarada capital de Israel pelo Governo dos EUA, que recentemente decidiu inaugurar uma nova representação diplomática em Jerusalém. A comunidade internacional nunca reconheceu a autodeclarada soberania de Israel sobre a cidade e a maioria dos países condena a decisão de Donald Trump.

Foi neste contexto que, em maio, a concorrente israelita Netta Barzilai venceu a Eurovisão em Lisboa, levantado de imediato questões sobre onde terá lugar a próxima edição do festival.

Israel. Primeiro-ministro faz a “dança da galinha”
Israel. Primeiro-ministro faz a “dança da galinha”

O "Haaretz" diz que o primeiro-ministro hebraico, Benjamin Netanyahu, concordou que o Governo deve afastar-se da escolha da cidade onde o festival se irá realizar, uma decisão que, segundo o jornal israelita, foi tomada em parceria com os ministros das Finanças e das Comunicações, Moshe Kahlon e Ayoub Kara respetivamente, e com a procuradora-geral hebraica, Avichai Mendelblit.

A decisão foi transmitida à ministra da Cultura e do Desporto, Miri Reguev, que, na semana passada, insistira na realização do festival em Jerusalém sob o argumento de que, se não for naquela cidade, o país não deve organizar a Eurovisão.

Estas declarações da ministra enquadram-se na estratégia de promover o reconhecimento da soberania que Israel reivindica sobre a cidade.

Membros da UER informaram a emissora pública israelita Kan de que, embora não levantem objeções à organização do festival em Jerusalém, preferem que este tenha lugar noutra cidade para evitar a politização do evento.

O canal público e a UER vão reunir-se na próxima semana para debater outros potenciais locais, entre eles as cidades de Telavive e Haifa, ambas na costa do Mediterrâneo, e Eilat.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+