Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Daniel Seabra

Jogos à porta fechada prejudicam mais o espetáculo que o prevaricador

11 set, 2018 - 18:15

O antropólogo Daniel Seabra considera que os castigos a Benfica, Braga e Paços não resolvem o problema do mau comportamento dos adeptos. Ao invés, as punições deviam focar-se mais na pessoa específica que provocou os distúrbios.

A+ / A-

O antropólogo Daniel Seabra considera que os castigos de interdição a Benfica, Sporting de Braga e Paços de Ferreira não resolvem o problema do comportamento incorreto do público e prejudicam os clubes, a generalidade dos adeptos e o espetáculo desportivo.

O Conselho de Disciplina da Federação castigou os três clubes com a realização de um jogo à porta fechada, devido a distúrbios do público. Em entrevista a Bola Branca, o autor da primeira tese de doutoramento sobre claques em Portugal, considera que a punição em causa não representa "um grande contributo" na resposta ao mau comportamento.

"Estas 'gaffes' devem sofrer algum tipo de punição, mas da experiência que tenho, sei também que são muito difíceis de evitar, mesmo com o tipo de revista que é feita, cada vez mais cuidada e demorada. Há um conjunto de objetos, por vezes até muito pequenos, que continuam a passar. Esta punição baseia-se na responsabilidade objetiva que, pelos regulamentos, se atribui aos clubes, porque se julga que são eles a entidade desportiva responsável pela promoção do espetáculo e portanto terão de arcar com as responsabilidades", explica.

Paga o justo pelo pecador

Daniel Seabra não está "plenamente convencido" de que o castigo de interdição "tenha o efeito dissuasor que se espera", uma vez que este tipo de comportamento é imputável "sobretudo aos adeptos", não tanto ao clube. Além disso, acaba por ser "extremamente penalizador para a generalidade dos adeptos", que fica assim impedida de ver um jogo quando "não teve qualquer responsabilidade". O antropólogo lembra, ainda, que os adeptos visitantes também saem prejudicados.

Ao invés, Daniel Seabra aposta numa ação mais musculada e dirigida ao verdadeiro prevaricador, o adepto que efetivamente causa confusão:

"Não creio que isto seja propriamente uma forma de desenvolver o espetáculo desportivo. Eu optaria por multas muito mais desenvolvidas e numa responsabilização objetiva do prevaricador. Afastar os responsáveis por tais atos dos estádios, como está, aliás, previsto na lei".

[notícia atualizada às 20h55]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+