Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Frango estufado com arroz? Se comer em Tondela estará ajudar as vítimas dos incêndios

11 set, 2018 - 19:06 • Liliana Carona

Nesta edição da Ficton - Feira Industrial & Comercial há três dias com entrada paga, a dois euros, cujo valor reverte para uma conta solidária.

A+ / A-
Liliana Carona D11

Quase um ano após os incêndios de outubro, 10 associações de Tondela estão reunidas e representadas em tasquinhas de restauração na 26ª Ficton - Feira Industrial & Comercial, que decorre de 7 a 16 de setembro.

Nesta edição há três dias com entrada paga, a dois euros, cujo valor reverte para uma conta solidária, destinada a apoiar quem não se enquadrou no Programa de Apoio à Reconstrução de Habitação Permanente (PARHP), além das próprias associações irem reverter parte dos lucros para apoiar as vítimas.

Dezenas de quilos de arroz branco, a acompanhar com frango estufado. Um prato simples cozinhado pelas associações do concelho de Tondela. Hélder Costa, da Associação Social e Cultural do Vale do Dão, da freguesia de Ferreirós do Dão, serviu num só dia 80 refeições diárias. Este ano com um significado especial.

“Todo o concelho sofreu com o flagelo do fogo, a nossa freguesia em particular e parte das verbas que vamos angariar é para ajudar os residentes da nossa freguesia que perderam as habitações”, descreve.

Mesmo ao lado, noutra tasquinha, está a Associação do Clube Recreativo e Desportivo de Múceres. Anabela Vinhanova, 39 anos, não esquece os incêndios, mesmo em clima de festa. “Nem esqueço os de outubro nem os de 1990 quando a Serra do Caramulo ardeu toda. Temos todo o gosto em ajudar, porque só quem passa por estas situações sabe dar valor”, defende.

Todos ajudam, dos mais velhos aos mais jovens. Aos 18 anos, Sofia Paiva lava a loiça de centenas de refeições servidas ao longo dia. É por um bom motivo. “Divertimo-nos, trabalhamos em equipa, e servimos as pessoas com o maior agrado que conseguimos”.

Mário Saraiva conta que ainda há muita gente, vítima dos incêndios, a precisar de ajuda. “Amanhã será pior, há muita gente aflita, conheço pessoas que estão mesmo à rasca”, denuncia.

Quem passar estes dias por Tondela recebe um convite para comer, entre outros pratos, frango estufado com arroz branco e, se aceitar, estará ajudar as vítimas dos incêndios.

A Ficton vai cobrar a entrada em três dias: 9, 14 e 15 de setembro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+