Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

CDS defende "ponte aérea" para trazer emigrantes da Venezuela

30 ago, 2018 - 17:43

Partido questiona Governo e avança com plano de emergência para a Venezuela. Telmo Correia defende a "criação de uma ponte aérea" para garantir que, quem esteja em carência económica, possa regressar a Portugal sem custos.

A+ / A-

O CDS-PP enviou um conjunto de perguntas ao ministro dos Negócios Estrangeiros sobre a situação dos portugueses na Venezuela, devido à crise económica, política e social, e vai apresentar um "plano de emergência" no parlamento.

"O CDS tem estado sempre atento à questão venezuelana e aos problemas que têm acontecido, do ponto de vista político, mas não tem a ver com o regime. Neste momento, a nossa principal preocupação e responsabilidade é para com a crise humanitária e a situação de muitos portugueses ou lusodescendentes apanhados por esta mesma crise", disse à Lusa o vice-presidente da bancada democrata-cristã Telmo Correia.

O deputado centrista classificou os acontecimentos naquele país sul-americano como "um êxodo em que alguns dos países vizinhos, nomeadamente o Brasil e a Colômbia, estão já a acusar uma incapacidade e uma tensão, com conflitos mesmo, na receção dessas pessoas".

Enquanto Maduro apela ao regresso dos imigrantes, venezuelanos sofrem cortes de energia
Enquanto Maduro apela ao regresso dos imigrantes, venezuelanos sofrem cortes de energia

"Aquilo que nós vamos propor é que haja um debate, vamos insistir e, no limite, forçar um debate sobre aquilo que consideramos indispensável - um verdadeiro plano de emergência de apoio aos portugueses na Venezuela", continuou, referindo-se a um projeto de resolução a apresentar pelo CDS-PP no reinício dos trabalhos da Assembleia da República, em setembro.

Sobre as diversas medidas preconizadas, Telmo Correia destacou "a criação de uma ponte aérea, não no sentido militar do termo, mas para garantir que aqueles que queiram regressar o possam fazer sem custos, ou seja, para todos aqueles que queiram regressar a Portugal e estejam em carência económica".

Entre as questões formuladas ao ministro Santos Silva, o CDS-PP incluiu o pedido de dados sobre o número de cidadãos nacionais ou lusodescendentes que já saíram da Venezuela, o número de chegadas a território português e sobre a concessão de nacionalidade portuguesa a pessoas naquela situação, além dos apoios financeiros e sociais concedidos.

No projeto de resolução sobre o assunto, o CDS-PP defende a facilitação da concessão da nacionalidade portuguesa a pessoas envolvidas neste fluxo migratório, o tratamento fiscal equivalente ao recentemente anunciado pelo primeiro-ministro de baixa para metade no IRS, por exemplo, e a agilização dos pedidos de equivalência académica, entre outros.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ANTONIO DE FREITAS
    31 ago, 2018 CORO ESTADO FALCON VENEZUELA 17:04
    POR FAVOR AJUDENOS ESTAMOS NUMA SITUAÇAO CAOTICA DEIXEN DE FAZER POLITICA E ACTUEM RAPIDO A FALTA DE COMIDA DE MEDICINAS POR FAVOR ASSIM COMO AJUDAO OS REFUGIADOS DE SIRIA LIBIA IRAQ ETC TAMBEM AJUNDEM OS QUE NACERAO NUMA NAÇAO TAO LINDA COMO PORTUGAL MENTRAS OS NOSSOS POLITICOS SO FAZEM E FALAR O Q NOS FAZ FALTA A NOS AQUI NA VENEZUELA E QUE NOS AJUDEM POR FAVOR

Destaques V+