Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guterres. Há “violações dos direitos humanos e abusos” em Myanmar

28 ago, 2018 - 22:00

António Guterres não tem dúvidas depois de ter sido apresentado um relatório independente nas Nações Unidas.

A+ / A-

O relatório da ONU sobre a minoria rohingya merece “consideração séria”. A convicção é do secretário-geral das Nações Unidas.

O documento revela que militares de Myanmar levaram a cabo assassinatos e violações em massa com "intenção genocida" de um povo. Segundo o relatório, o comandante-geral do país e cinco generais devem responder perante a Justiça.

Em pleno Conselho de Segurança da ONU, um dia depois da publicação do relatório, António Guterres afirma que a responsabilização é essencial para uma reconciliação genuína entre todos os grupos étnicos.

Sem usar a palavra genocídio, Guterres refere que o relatório de peritos independentes encontrou “'padrões de violações dos Direitos Humanos e abusos cometidos pelas forças de segurança".

“A responsabilização é essencial para uma reconciliação genuína entre todos os grupos étnicos. É um pré-requisito para a segurança e estabilidade regionais. Lamentavelmente, Myanmar recusou cooperar com entidades e mecanismos de direitos humanos das Nações Unidas, apesar dos repetidos pedidos. O relatório, divulgado segunda-feira, encontrou padrões de violações e abusos grosseiros dos Direitos Humanos - cometidos pelas forças de segurança em clara violação do Direito Internacional”, disse.

O ex-primeiro-ministro português diz por isso acreditar que as conclusões e recomendações merecem consideração séria por todos os órgãos relevantes das Nações Unidas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+