Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Marcelo concorda com a família de Zeca Afonso sobre trasladação para Panteão

28 ago, 2018 - 17:03

Presidente da República salienta a "categoria moral" dos familiares do cantautor, que se opõe à proposta de trasladação para Panteão.

A+ / A-

O Presidente da República reconhece "a categoria moral" da resposta dada pela família de José Afonso ao rejeitar a proposta de trasladação dos restos mortais do cantor e compositor para o Panteão Nacional.

"Não posso deixar de reconhecer a categoria moral da resposta dada pela família de Zeca Afonso", comentou esta terça-feira o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que falava aos jornalistas em Castanheira de Pera, distrito de Leiria.

A família do compositor José Afonso opôs-se, na semana passada, à proposta da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) de trasladação dos restos mortais do músico para o Panteão Nacional, recordando que José Afonso "rejeitou em vida as condecorações oficiais que lhe haviam sido propostas" e que foi, a seu pedido, "enterrado em campa rasa e sem cerimónias oficiais, em total coerência com a sua vida e pensamento".

Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que, no fundo, a resposta da família é simples: "Ele na vida foi como foi. Depois de ter morrido, nós achamos que devemos ter um comportamento equivalente àquele que ele teria se fosse vivo e isso faz muito sentido".

O Presidente da República referiu também que relativamente a matérias relacionadas com o Panteão Nacional já disse o que tinha a dizer há cerca de um ano: "O parlamento tem que definir uma posição".

Se for a que está definida, "há um critério, se quer mudar de critério muda de critério, mas o critério que venha a ser adotado, que venha a ser um critério estável, porque depois começa a haver situações melindrosas", afirmou o chefe de Estado, que falava aos jornalistas durante umas férias que está a ter na zona afetada pelo grande incêndio de Pedrógão Grande, em junho de 2017.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • pedro
    29 ago, 2018 Lisboa 09:48
    Deviam era propor a transladação de António de Sommer Champalimaud, um grande português, afinal sempre foi coerente em vida e deixou mais de 500 milhões euros aos portugueses através da sua Fundação que tanto prestigio tem nas áreas das ciências da saúde e na capacidade de investigação.

Destaques V+