Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sérgio Marquês

A loucura chinesa por Ronaldo que "abre portas" aos treinadores portugueses

27 ago, 2018 - 18:20 • José Pedro Pinto

Treinador português de 41 anos trabalha na China cm a missão de formar jovens futebolistas e treinadores do país mais populoso do mundo.

A+ / A-

Se é treinador português e se trabalha na China, porventura será conveniente não fazer muito alarido disso. É que o povo ouve a palavra "português" e a associação com Cristiano Ronaldo é imediata, levando a reações de autêntica "loucura".

É precisamente isso que relata, a Bola Branca, Sérgio Marquês. Aos 41 anos, está há um ano e três meses na China, com a missão de formar jovens futebolistas e treinadores do país mais populoso do mundo. E que ama o futebol a um nível extremo em que a idolatria faz parte do dia-a-dia.

Ora, é a "reboque" do estatuto transcendental do CR7 que muitos técnicos vêem abrir-se portas para uma enormidade de projetos.

"O povo chinês gosta do treinador português, porque está bem visto em todo o mundo. Ainda por cima temos o melhor jogador do mundo. Eles adoram o Ronaldo. Isso é-nos muito favorável e abre-nos portas. Realmente é uma loucura. Ronaldo é praticamente um deus para esta gente. Quando digo que sou de Portugal, eles ficam doidos. Fazem uma festa, é uma loucura. Vê-se o carinho especial que sentem pelo Ronaldo e, claro, por nós, portugueses", conta o antigo jogador do Estrela da Amadora.

Sérgio Marquês é apenas um entre dezenas de técnicos lusos que rumaram ao extremo Oriente do globo em busca de uma oportunidade de fazer a diferença. A missão de formar crianças, essa, "está a correr bem" e a realizar Sérgio Marquês.

"Até ao momento, a experiência está a correr bem. Já lá estou há um ano e três meses e tudo indica que estão a gostar do trabalho desenvolvido. E é para continuar. É um desenvolvimento de crianças. São escolas e, por isso, há mais dificuldades de formação, porque aparecem todo o tipo de crianças. O nosso trabalho é que os miúdos gostem de futebol e que gostem dos treinos e dos exercícios. Estamos a ensinar novos métodos e as crianças, as escolas e os pais também gostam", conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+