Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Problema informático atrasa entrega de manuais escolares gratuitos

23 ago, 2018 - 10:19

Escolas denunciam incompatibilidades informáticas na plataforma que emite os vales, mas o Ministério da Educação nega a existência de problemas.

A+ / A-

Um problema informático está a atrasar a entrega de vales e manuais escolares gratuitos. "Há escolas que ainda não conseguem emitir os vouchers que vão permitir aos pais adquirirem ou levantarem os manuais escolares nas papelarias aderentes", relata o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Pública à Renascença.

Segundo o "Jornal de Notícias", há estabelecimentos de ensino que não conseguem validar os dados dos alunos na plataforma MEGA, por incompatibilidade dos programas informáticos e há casos em que os livros foram trocados.

Filinto Lima diz que o problema, que deverá ser "de cariz informático", já foi reportado ao Instituto de Gestão Financeira da Educação, que está a tentar resolvê-lo.

"Neste momento, o problema não está do lado das escolas, está do lado da entidade que gere esta plataforma MEGA. Pensamos que dentro de dias estará resolvido", afirma.

O presidente da associação de diretores escolares acredita que todos os alunos terão os livros a tempo do início das aulas. "Isto não é impeditivo, de forma alguma, de os alunos terem os manuais escolares a tempo e horas - se nos próximos dias houver um solução, que eu penso que haverá"

O Ministério da Educação desmente qualquer falha. Numa resposta enviada à Renascença, o gabinete de Tiago Brandão Rodrigues esclarece que os problemas detetados foram prontamente corrigidos e garante não haver incompatibilidade entre programas.

A tutela adianta ainda que não há registo de encarregados de educação com manuais errados.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+