Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu a fadista Celeste Rodrigues

01 ago, 2018 - 11:36

Irmã mais nova de Amália tinha 95 anos e era a fadista mais antiga no ativo. Em dezembro, Madonna chamou-lhe “lenda viva”.

A+ / A-
Celeste Rodrigues foi mais do que “a irmã de Amália”. A voz que não vamos esquecer
Celeste Rodrigues foi mais do que “a irmã de Amália”. A voz que não vamos esquecer

A fadista Celeste Rodrigues morreu esta quarta-feira, aos 95 anos, confirmou à agência Lusa o neto, Diogo Varela Silva.

"É com um enorme peso no coração, que vos dou a notícia da partida da minha Celestinha, da nossa Celeste”, começou por anunciar na rede social Facebook.

“Hoje deixou uma vida plena do que quis e sonhou, amou muito e foi amada, mas acima de tudo, foi a pedra basilar da nossa família, da minha mãe, da minha tia, dos meus irmãos, sobrinhos e filhos, somos todos orgulhosamente fruto do ser humano extraordinário que ela foi", escreveu ainda Diogo Varela Silva, remetendo para mais tarde informações adicionais.

Nascida no Fundão em 14 de março de 1923, a irmã de Amália Rodrigues iniciou a carreira há 73 anos, ao aceitar o convite feito pelo empresário José Miguel (1908-1972), detentor de vários teatros e casas de fado, entre os quais o Café Casablanca.

Sempre muito comparada com a irmã, a carreira de Celeste Rodrigues marcou também a história do fado. Do seu repertório constam, entre outros temas, "A Lenda das Algas" e o "Fado das Queixas".

Fez parte do elenco de muitas casas de fado lisboetas e, nos anos 60, chegou mesmo a ter a sua casa de fados, A Viela. Teve também uma carreira internacional, tendo atuado em vários locais do globo, desde Brasil, Angola e Estados Unidos a países europeus como Reino Unido, França e Bélgica.

A “lenda viva” de Madonna

Em dezembro, Celeste Rodrigues foi apelidada de “lenda viva” pela cantora norte-americana Madonna, atualmente a viver em Lisboa.

A artista publicou um vídeo a cantar ao lado da fadista.

Mais tarde, na passagem de ano, Celeste esteve em Nova Iorque, numa festa em casa de Madonna.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+