A+ / A-

Marcelo vai receber chefe da diplomacia de Angola em Lisboa

05 jul, 2018 - 13:20

Presidente da República reúne-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros, na segunda-feira, em mais um sinal de normalização das relações entre os dois países, avança o "Expresso".

A+ / A-

O ministro angolano dos Negócios Estrangeiros, Manuel Augusto, visita Portugal na próxima semana e vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, avança o jornal “Expresso”.

Marcelo Rebelo de Sousa reúne-se com o chefe da diplomacia de Luanda, na segunda-feira, em mais um sinal de normalização das relações entre os dois países.

Manuel Augusto também vai encontrar-se com o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

As credenciais do novo embaixador de Angola em Lisboa também deverão ser entregues na próxima semana.

A preparação da visita a Angola do primeiro-ministro, António Costa, prevista para setembro, e a visita a Portugal do Presidente angolano, João Lourenço, vão estar na agenda dos encontros com o chefe da diplomacia angolana.

O Presidente angolano, João Lourenço garantiu na quarta-feira, em Estrasburgo, que a visita oficial do primeiro-ministro português, António Costa, a Angola acontecerá ainda este ano, e não está dependente do processo Manuel Vicente.

Em declarações aos jornalistas, após ter discursado no Parlamento Europeu (PE), o Presidente de Angola assegurou que as relações com Portugal “estão boas” e que visitará o país “logo que estiverem criadas as condições”.

“Sabe que as visitas a este nível, a nível de chefes de Estado, têm de ser preparadas com uma certa antecedência. Nós acordámos com as autoridades portuguesas que, antes da minha deslocação a Portugal, devo receber o primeiro-ministro português em Angola. Este processo está em curso, posso garantir que, de acordo com a agenda do próprio primeiro-ministro, António Costa, ainda este ano a visita vai acontecer”, avançou.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+