A+ / A-

INE: PIB abranda para 2,1% no arranque do ano

30 mai, 2018 - 11:38

O crescimento foi de 0,4 por cento em cadeia homóloga.

A+ / A-

O crescimento do produto interno bruto (PIB) abrandou nos primeiros três meses do ano. Aumentou 2,1 por cento em comparação homóloga. O crescimento foi de 0,4 por cento em cadeia homóloga.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), que divulgou os dados esta quarta-feira, as exportações tiveram desempenho fraco, mas a procura interna melhorou. Já o investimento acelerou ligeiramente.

Em comparação com o primeiro trimestre do ano passado, o PIB aumentou 2,1 por cento.

Produção industrial acelerou

Os dados do INE divulgados esta quarta-feira mostram que o índice de produção industrial teve um aumento de 3,8 % no primeiro trimestre do ano, mais 1,7 pontos percentuais (p.p) face ao mês de março.

A energia foi o maior sector responsável pelo aumento, com uma taxa de 3,4 %. A rubrica de "bens de consumo" também teve um contributo positivo (1,1 p.p, enquanto os bens intermédios apresentam uma taxa negativa de 0,9 p.p.

Abrandamento no comércio a retalho

O Índice de Volume de Negócios no Comércio a Retalho apresenta uma taxa de 0,7% no mês de abril, ficando abaixo dos 5,2 % registados no mês de março.

De acordo com o INE, os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas, apresentam taxas de 3,1%, 4,0% e 0,4%, respetivamente, inferiores às registadas em março, 3,2%, 6,5% e 0,8%, pela mesma ordem.

Produtos Alimentares e Produtos não Alimentares, contribuíram para o abrandamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+