Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Infeções hospitalares caem para menos de metade

07 mai, 2018 - 08:13

Centenas de pessoas morrem todos os anos na sequência de uma infeção adquirida no hospital. Programa “Stop infeção” arrancou há três anos.

A+ / A-

A incidência de quatro tipo de infeções associadas a cuidados hospitalares caiu para menos de metade nos 19 hospitais portugueses que estiveram ao abrigo do programa da Gulbenkian “Stop infeção”.

As infeções associadas a cateter vesical (algália) diminuíram 51%, as associadas a cateter vascular central 56%, as pneumonias associadas à intubação 51%; há menos 55% de infeções nas cirurgias de prótese da anca e do joelho e menos 52% nas associadas às cirurgias à vesícula.

As infeções hospitalares são responsáveis pela morte de centenas de pessoas e representam uma despesa de milhões de euros. O desafio de reduzir a incidência destas infeções em 50% no prazo de três anos começou em 2015, altura em que Portugal tinha quase o dobro das infeções hospitalares do que na média dos países europeus.

Há três anos, morriam sete vezes mais pessoas com infeções adquiridas nos hospitais do que em acidentes de viação.

As conclusões deste projeto, que envolveu mais de 240 profissionais de saúde, são apresentadas esta segunda-feira de manhã.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    07 mai, 2018 aveiro 17:37
    19 Hospitais . Boa noticia , mas que lançada para a comunicação Social desta forma , carece de explicação mais técnica , mais detalhada quanto a metodologia , aparentemente "inovadora" que permite tal "milagre" . São 225 Hospitais , públicos e privados existentes em Portugal , por isso com tantas infecções nosocomiais o que é que este programa "Stop Infeção" tem de novo em comparação aos Protocolos de assepsia existentes a data de hoje , eficazes mas nem sempre respeitados ; causa evidente de tantas infecções contratadas em meio hospitalar . Da simples técnica de lavagem de mãos as más praticas Médicas, o que este " programa" traz de Novo , é o que gostaria de conhecer . No entanto estou Feliz em saber que em 19 hospitais o utente está mais protegido , posso precisar portanto indiquem-me quais são estes 19 Estabelecimentos de Saúde , precisar de uma hospitalização ou de uma operação (X) e padecer de uma infecção evitável pós operatória (Y) não deve ser admissível !.......... Informação tem de ser completa ou não vale a pena , antecipar !

Destaques V+