Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PCP no litoral alentejano por mais "direitos e rendimentos"

07 jun, 2018 - 07:04

Jornadas parlamentares decorrem esta quinta e sexta-feira.

A+ / A-

O PCP vai estar em jornadas parlamentares no litoral do Alentejo pela continuidade da "devolução de rendimentos e direitos". O líder da bancada comunista no parlamento garante que ainda não começou a preparar com o Governo o orçamento de 2019, mas tem tempo...

Ainda assim, João Oliveira reconhece que algumas das propostas que vão sair destas jornadas têm forçosamente impacto no orçamento, pois há problemas estruturais do país a que o PCP quer dar resposta.

"As jornadas parlamentares do PCP no litoral Alentejano concentram-se no tema da necessidade de prosseguir a devolução de direitos e rendimentos e de avançar com uma resposta aos problemas do país, naturalmente tendo em conta as características da região, abrangendo os distritos de Setúbal e Beja, mas considerando as grandes questões nacionais que continuam a colocar-se ao país", disse João Oliveira, vincando a "valorização de trabalho e trabalhadores".

O deputado comunista destacou ainda "a necessidade de reforço do investimento público em equipamentos e infraestruturas essenciais" em transportes [portos, ferrovias, rodovias], serviços públicos, como a saúde ou a educação, e a proteção social, especificamente através da Segurança Social.

"O facto de as jornadas parlamentares se realizarem no litoral Alentejano, obviamente com uma presença em Grândola - e outros concelhos, como Alcácer do Sal, Santiago do Cacém, Odemira, Sines -, o simbolismo ajuda também a reforçar a justeza das nossas propostas", afirmou, questionado sobre a escolha da "Vila Morena" para centro dos trabalhos e se esse facto serviria para lembrar ao PS os valores na base do apoio do PCP à viabilização do Governo, em 2015.

Grândola, imortalizada pela voz de Zeca Afonso e utilizada como senha na Revolução do 25 de Abril de 1974, vai congregar os parlamentares comunistas e seus afazeres, mas a sessão de abertura, com a presença do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, realiza-se, hoje, na Pousada de Alcácer do Sal, pelas 12h00.

Os diversos deputados do PCP, em grupos divididos, têm então um extenso programa de contactos, reuniões e visitas junto de populações, trabalhadores, empresas, outras entidades e organizações dos diversos setores de atividade e a conferência de imprensa de conclusão dos trabalhos terá lugar no Cine Teatro Grandolense, na tarde de sexta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+