Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Samsung condenada a pagar 460 milhões à rival Apple

25 mai, 2018 - 16:25

Tribunal norte-americano considera que a multinacional sul-coreana copiou o gigante norte-americano.

A+ / A-

A Samsung vai ter de pagar 539 milhões de dólares (462 milhões de euros) à Apple no âmbito da disputa judicial que opõem os dois gigantes tecnológicos, decidiu esta sexta-feira um júri do Tribunal de San José, Califórnia.

A norte-americana Apple acusou em 2011 a Samsung de copiar o design patenteado do seu iPhone e um ano depois um júri de um tribunal federal norte-americano deu-lhe razão, ao acusá-la de copiar o design e algumas características dos equipamentos, como os cantos arredondados, que foram usados em 11 modelos, nomeadamente no "smartphone" Galaxy S II.

O tribunal ordenou então que a Samsung devia pagar à Apple uma indemnização 1.050 milhões de dólares pelos ganhos que a empresa sul-coreana tinha obtido com a venda dos onze modelos de telemóveis.

A Samsung estava então disposta a pagar apenas 28 milhões de dólares, pelo que a decisão do tribunal agravava em muito o valor que o grupo sul-coreano estava disposto a pagar.

Em dezembro de 2015, a tecnológica sul-coreana Samsung compensou a Apple ao pagar mais de 548 milhões de dólares e conseguiu um ano depois que o Supremo Tribunal a "poupasse" de pagar 399 milhões de dólares adicionais, por ter considerado que os plágios apenas correspondiam a "uma parte muito pequena" dos equipamentos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+