A+ / A-

Parlamento Europeu propõe eleições europeias em Maio de 2019

11 jan, 2018 - 19:40

Próximas eleições europeias devem realizar-se de 23 a 26 de Maio de 2019, propõe PE.

A+ / A-

O Parlamento Europeu (PE) vai propor aos Estados-membros que as próximas eleições europeias decorram entre os dias 23 e 26 de Maio de 2019, datas aprovadas esta quinta-feira pela Conferência de Presidentes, disse fonte parlamentar à Lusa.

“A Conferência de Presidentes propôs hoje que as próximas eleições europeias se realizem de 23 a 26 de Maio de 2019”, afirmou a mesma fonte, lembrando que “os Estados-membros ainda têm de dar luz verde às datas”.

Se a data for aprovada pelos 27 Estados-membros – recorde-se que o Reino Unido sai da União Europeia a 29 de Março de 2019, pelo que já não terá voto na matéria – as eleições servirão para escolher 700 deputados ao PE, 21 dos quais em Portugal.

Em consequência do “Brexit” – e de acordo com um relatório de que é co-relator o eurodeputado Pedro Silva Pereira (PS) -, o número total de deputados será reduzido de 751 para 700, havendo uma redistribuição de 22 dos 73 lugares agora ocupados pelo Reino Unido.

O relatório sobre a futura composição do PE de que é co-relator Pedro Silva Pereira, deve ser votado na Comissão dos Assuntos Constitucionais no dia 23 de Janeiro e ir a plenário em Fevereiro, em Estrasburgo, França.

A França e a Espanha estão entre os Estados-membros que deverão receber mais assentos e Portugal deverá manter os 21 deputados europeus, segundo o relatório que até aprovação final está sujeito a alterações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+