Tempo
|
A+ / A-

Marcelo lamenta morte de Júlio Pomar, "um homem à frente do seu tempo”

22 mai, 2018 - 19:23

O chefe de Estado dá como exemplo o retrato do Presidente Mário Soares que figura na galeria dos tratos do Museu da Presidência “e que na altura chocou tantos bem-pensantes”.

A+ / A-

Com a morte do artista plástico Júlio Pomar desaparece um homem que “esteve sempre à frente do seu tempo”, afirma o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

“Nós devemos a Júlio Pomar a abertura de Portugal ao mundo e a entrada do mundo em Portugal, desde logo durante a ditadura. Não apenas como pintor, desenhador, mas como grande personalidade da cultura. Nesse sentido, ele esteve sempre à frente do seu tempo”, disse o chefe de Estado.

Júlio Pomar morreu esta terça-feira no Hospital da Luz, em Lisboa, revelou fonte da família. Tinha 92 anos.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, o artista “marcou boa parte do século XX, marcou a transição para século XXI mantendo-se sempre jovem e sempre aberto a novos fenómenos culturais, a novas ideias, inovador, criativo, profundamente rebelde e irreverente”.

O chefe de Estado dá como exemplo o retrato do Presidente Mário Soares que figura na galeria dos tratos do Museu da Presidência “e que na altura chocou tantos bem-pensantes”.

“Ele era assim, um homem que percorreu todas as fases, mais figurativo, menos figurativo, mais abstrato, menos abstrato, mas sempre ele e sempre aberto à Europa e ao mundo e sempre um desconstrutor, olhando para a outra realidade das coisas e retratando outra realidade das coisas. A cultura portuguesa fica muitíssimo mais pobre”, sublinha Marcelo Rebelo de Sousa.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+