Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Os destaques de Cannes. Um filme japonês e um grito contra os abusos

19 mai, 2018 - 21:57

​"Shoplifters", do japonês Kore-Eda, venceu a Palma de Ouro do Festival de Cannes

A+ / A-

O filme "Shoplifters", do japonês Kore-Eda, venceu a Palma de Ouro da 71.ª edição do Festival de Cinema de Cannes, cujo júri é presidido pela atriz australiana Cate Blanchett.

"BlacKkKlasman", do norte-americano Spike Lee, foi distinguido com o Grande Prémio do júri.

A cerimónia deste sábado ficou marcada por um discurso poderoso da atriz italiana Asia Argento sobre abusos sexuais.

Asia Argento, que diz ter sido violada em Cannes, em 1997, quando tinha 21 anos, pelo produtor caído em desgraça Harvey Weinstein, declarou que ainda há abusadores na audiência.

"Esta noite, sentados entre nós, há pessoas que ainda têm de ser responsabilizadas pela sua conduta contra as mulheres."

"Vocês sabem que são, mas mais importante, nós sabemos quem vocês são", atirou.

A atriz italiana afirmou que o festival é uma espécie de “zona de caça”, mas as mulheres não vão permitir que esses comportamentos continuem, afirmou num discurso que terminou com uma salva de palmas.

A edição 2018 do Festival de Cannes fica marcada por dois prémios para filmes portugueses.

"Chuva é cantoria na aldeia dos mortos" recebeu o prémio especial do júri, na secção "Un Certain Regard", no Festival de Cinema de Cannes. A longa-metragem, que Salaviza realizou com a realizadora brasileira e sua mulher Renée Nader Messora, relata a vida de um casal de índios no Brasil.

O filme português “Diamantino”, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, venceu o Grande Prémio da Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes, que decorre até sábado naquela cidade do Sul de França.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+