Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa pede que “sentimentos de ódio” se transformem em “reconciliação"

13 mai, 2018 - 13:01

Foi assim que Francisco reagiu aos atentados suicidas na Indonésia. Durante a oração do "Regina Coeli", o Papa falou também de Nossa Senhora de Fátima e de “fake news”.

A+ / A-
Papa lamenta ataque na Indonésia
Papa lamenta ataque na Indonésia

O Papa lamentou este domingo os três atentados suicidas contra igrejas na cidade indonésia de Surabaya e pediu o fim da violência.

“Estou particularmente próximo do caro povo da Indonésia, de modo especial das comunidades cristãs da cidade de Surabaya duramente atingidas por um grave ataque contra lugares de culto”, começou por dizer.

“Elevo a minha oração pelas vítimas e seus familiares. Juntos, invoquemos o Deus da paz para que faça cessar estas ações violentas e encontre espaço no coração de todos, não para sentimentos de ódio e violência, mas de reconciliação e fraternidade”, prosseguiu.

Os atentados causaram pelo menos 11 mortos e 40 feridos. As três igrejas atingidas são: uma católica, outra protestante e uma terceira pentecostal. Surabaya é a segunda maior cidade da Indonésia.

Ainda durante a oração do "Regina Coeli", a partir da janela do palácio apostólico do Vaticano, Francisco saudou “todas as mães” e agradeceu-lhes “o cuidado pelas suas famílias” – isto, porque em Itália se assinala este domingo o Dia da Mãe.

Na sequência dessas palavras, e recordando “as mães que nos olham do Céu e continuam a tomar conta de nós com a oração”, o Papa pediu a todos que rezem “à nossa Mãe Celeste que hoje, 13 de maio, com o nome de Nossa Senhora de Fátima, nos ajuda a prosseguir no caminho”.

Antes, durante a manhã, Francisco associou-se à peregrinação internacional ao santuário de Fátima através de uma mensagem no Twitter, na qual pediu à Santíssima Virgem que dirigisse “o seu olhar sobre nós, sobre as nossas famílias, sobre o nosso país, sobre o mundo”.

Este domingo decorre também a Jornada Mundial das Comunicações Sociais, dedicado ao tema “Fake news e jornalismo de paz”. O Papa saudou “todos os profissionais dos media, em particular, os jornalistas que se empenham a procurar a verdade das notícias, contribuindo para uma sociedade justa e pacífica”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+