Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ordem de Malta elege novo grão-mestre

02 mai, 2018 - 16:08

Giacomo Dalla Torre del Tempio di Sanguinetto é o 80º grão-mestre desta ordem soberana e terá a missão de reformar a organização, recentemente envolvida numa disputa com o Papa Francisco.

A+ / A-

Os eleitores do Conselho de Estado da Ordem de Malta escolheram esta quarta-feira o cavaleiro Giacomo Dalla Torre del Tempio di Sanguinetto como Príncipe e grão-mestre.

Dalla Torre, que já estava provisoriamente à frente desta ordem multisecular desde a demissão do seu antecessor, torna-se assim o 80º grão-mestre.

O cargo de grão-mestre é normalmente vitalício e goza de regalias de chefe de Estado. A Ordem de Malta tem estatuto de soberania e relações diplomáticas com 107 países do mundo.

O principal desfio de Giacomo Dalla Torre, nascido em Roma em 1944, será agora de levar adiante as reformas da Ordem de Malta, tornadas necessárias após a polémica que levou à demissão de Matthew Festing, após um braço-de-ferro entre este e o Papa Francisco.

A Ordem de Malta está presente, atualmente, em 120 países, com mais de dois mil projetos na área social e da saúde, conduzidos por mais de 120.000 voluntários e pessoal médico.

Existem diferentes graus de pertença à ordem, sendo que por enquanto é necessária linhagem nobre comprovada para poder ascender a certos cargos. A cimeira da organização é ocupada por cavaleiros consagrados, celibatários, que têm votos e regra de vida semelhante às de outras ordens religiosas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mariana Vilas-Boas
    01 mai, 2019 Lisboa 22:05
    O nº 2, eleito nesta mesma data, para governo geral da Ordem de Malta , é o Fra Dom Ruy de Villas-Boas. É um homem verdadeiramente santo e humilde que dedica, há décadas, a maior parte do seu tempo a trabalhar na prisão da Carregueira.

Destaques V+