02 mai, 2018 - 16:08
Os eleitores do Conselho de Estado da Ordem de Malta escolheram esta quarta-feira o cavaleiro Giacomo Dalla Torre del Tempio di Sanguinetto como Príncipe e grão-mestre.
Dalla Torre, que já estava provisoriamente à frente desta ordem multisecular desde a demissão do seu antecessor, torna-se assim o 80º grão-mestre.
O cargo de grão-mestre é normalmente vitalício e goza de regalias de chefe de Estado. A Ordem de Malta tem estatuto de soberania e relações diplomáticas com 107 países do mundo.
O principal desfio de Giacomo Dalla Torre, nascido em Roma em 1944, será agora de levar adiante as reformas da Ordem de Malta, tornadas necessárias após a polémica que levou à demissão de Matthew Festing, após um braço-de-ferro entre este e o Papa Francisco.
A Ordem de Malta está presente, atualmente, em 120 países, com mais de dois mil projetos na área social e da saúde, conduzidos por mais de 120.000 voluntários e pessoal médico.
Existem diferentes graus de pertença à ordem, sendo que por enquanto é necessária linhagem nobre comprovada para poder ascender a certos cargos. A cimeira da organização é ocupada por cavaleiros consagrados, celibatários, que têm votos e regra de vida semelhante às de outras ordens religiosas.