Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu Barbara Bush, aos 92 anos

18 abr, 2018 - 00:40

A antiga primeira dama dos Estados Unidos estava doente e tinha recusado fazer mais tratamentos, optando por cuidados paliativos.

A+ / A-

Morreu esta terça-feira a antiga primeira dama dos Estados Unidos Barbara Bush. Tinha 92 anos de idade.

Ao longo dos últimos dias tinham surgido notícias de que a mulher de George Bush estava mal de saúde e que tinha optado por não fazer mais tratamentos, preferindo antes cuidados paliativos.

A notícia da sua morte foi confirmada pela família, numa nota divulgada à imprensa.

Barbara Bush era a mulher de George Bush, o 41º Presidente dos Estados Unidos, que tem atualmente 93 anos. Era também mãe de George W. Bush, que também foi eleito Presidente, o 43º. Foi a segunda mulher a ter o marido e o filho na Presidência do país, mas a única a viver os dois mandatos. Antes, Abigail Adams também viu o marido, John Adams (o segundo Presidente dos EUA) a assumir o cargo, mas já não viveu para ver o seu filho, John Quincy Adams (o sexto Presidente do país), chegar à Casa Branca.

Na nota divulgada pela família lê-se que Barbara foi uma defensora incansável de "literacia familiar". Sobrevivem-lhe, para além do marido, cinco filhos e respetivos cônjugues, bem como 17 netos, sete bisnetos e um irmão. Uma filha e dois irmãos morreram antes dela.

O seu estilo de avó, simples, sem presunção nem preocupação com o seu cabelo branco ou as suas rugas, proporcionou-lhe uma forte popularidade.
"O que veem é o que vão ter. Não estou a concorrer a Presidente - George Bush está", afirmou durante a convenção republicana, em 1988, onde o seu marido, então vice-Presidente, foi nomeado para ir disputar o cargo, então ocupado por Ronald Reagan.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+