Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hora da Verdade

Catarina Martins. É preciso “encontrar a verba” para resolver a polémica na Cultura

05 abr, 2018 - 00:07 • Eunice Lourenço (Renascença) e David Dinis (Público)

Líder do Bloco reage à polémica de apoio às artes na Hora da Verdade, entrevista da Renascença e do jornal Público.

A+ / A-
Catarina Martins.“É preciso responsabilizar as chefias que estão a minar a integração de precários”
Catarina Martins.“É preciso responsabilizar as chefias que estão a minar a integração de precários”

As pessoas “sentem-se insultadas” com o programa de apoio às artes, acusa Catarina Martins. E o Governo tem que evitar o pior. No próximo OE é preciso “fazer isto muito melhor”. Ao contrário de António Costa, a líder do Bloco não ficou surpreendida com a contestação do sector ao Ministério.

Também ficou "surpreendida" [como António Costa], com esta polémica e com os problemas que está a dar?

Não fiquei surpreendida, o orçamento para a cultura é muito baixo e, portanto, não permite que o Estado funcione normalmente. E por outro lado o Governo decidiu fazer algumas alterações de modelo de concurso que foram muito mal explicadas ao sector e que, portanto, criaram uma enorme incompreensão e resultados que põem em causa estruturas [culturais]. Acho que é preciso compreender que isto tem a ver com várias áreas, com teatro, com dança, música, artes visuais... e tem a ver tanto com as estruturas que estamos habituados a ver nas agendas culturais - e até gostamos muito quando recebem prémios -, como tem a ver com as estruturas que trabalham todos os dias com as nossas escolas, estamos a falar também do que faz o país mexer. E é um erro tremendo que se fechem estruturas por falta de financiamento, que trabalham há décadas, que têm um trabalho necessário junto das suas comunidades, que nos fazem pensar e dão acesso ao conhecimento, por um erro de concurso e por falta de uma verba que é, do ponto de vista orçamental, muito pouco. Ou seja, facilmente, sem ser preciso nenhum orçamento retificativo, isto se resolve. O que é preciso é que o Governo faça agora o que não fez em tempo (aliás, o BE propôs no Orçamento do Estado uma solução que permitia que isto não tivesse acontecido, do ponto de vista de verbas): é basicamente não permitir que nenhuma estrutura feche para já, encontrar a verba para o fazer; e depois pensar o modelo de como se financiam as artes em Portugal.

Concorda com a forma como o primeiro-ministro parece querer resolver a polémica? Arranjar maneira de dar verba a quem se sente prejudicado?

Não é dar verba a quem se sente prejudicado. Um dos problemas é este: não podemos tratar quem todos os dias trabalha na arte, ou na educação, ou na saúde, como alguém que tem que estar com a mão estendida a ver se o sr. governante vê que é muito importante aquilo que faz. Um dos problemas é que as pessoas se sentem insultadas com este processo, com um processo em que alguém lhes diz que ao fim de décadas de trabalho vão fechar, porque o Estado não vai cumprir o seu compromisso. Portanto, é preciso colocar as verbas para que as estruturas que estão no terreno, efetivamente a trabalhar desde janeiro, com a expectativa legítima e fundada do seu ano ser financiado, tenham esse financiamento. Nós estamos em abril, isto são concursos que se reportam a janeiro! O ministro da Cultura anunciou uma linha de crédito para as pessoas pedirem dinheiro emprestado, enquanto o concurso se desenrolava.

Linha de crédito que ainda não chegou aos agentes.

E agora não pode dizer que não financia. Portanto, não é "as estruturas que querem", são aquelas de que o país precisa. E que estão a trabalhar há tanto tempo para garantir aquele acesso constitucional das pessoas à cultura.

Acha que é possível o Governo resolver este assunto com esta equipa na Cultura?

Acho que é difícil uma equipa na Cultura com tão pouco orçamento.

E é possível resolver este problema com este Orçamento que foi aprovado?

Acho que se consegue resolver este ano os mínimos, com o acréscimo orçamental que já existe. E que com responsabilidade se consegue resolver, de maneira a que o tecido artístico não entre em colapso este ano. Agora, no próximo orçamento é seguramente fazer isto muito melhor.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+