Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sebastian Vettel entra a vencer no Mundial de Fórmula 1

25 mar, 2018 - 09:15

Lewis Hamilton, em Mercedes, e Kimi Raikkonen, em Ferrari, completaram o pódio, em Melbourne, na Austrália.

A+ / A-

O alemão Sebastian Vettel (Ferrari) venceu este domingo o GP da Austrália, primeira prova do “Mundial” de F1, graças a uma “jogada estratégica” com que os homens de Maranello surpreenderam os seus adversários.

Autor do melhor tempo da qualificação, o inglês Lewis Hamilton (Mercedes) assumiu o comando da corrida, perseguido pelos dois Ferrari, e manteve-a até parar para trocar de pneus, em resposta a idêntica manobra do finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari), o que deixou o alemão na frente da corrida.

Pouco depois numa situação de “bandeiras amarelas virtuais”, que obrigam os pilotos a reduzir o andamento, como consequência da paragem do Haas/Ferrari do francês Romain Grosjean, Sebastian Vettel foi às “boxes” trocar de pneus e regressou à pista à frente do inglês, que terá reduzido demasiado o andamento para acabar surpreendido pela manobra do adversário.

A partir daí Sebastian Vettel manteve o comando até final, apesar do ataque do piloto da Mercedes, que tentou a ultrapassagem, a 10 voltas do fim, mas falhou sendo aconselhado pela equipa a manter a segunda posição, tanto mais que o motor dava sinais de aquecimento.

O finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari) completou o pódio, depois de na fase inicial ter pressionado Lewis Hamilton e de, eventualmente, ter levado a Mercedes a errar na estratégia.

Quarto na grelha de partida, o holandês Kevin Magnussen (Red Bull/TAG Heuer) foi surpreendido no arranque pelo dinamarquês Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) e na tentativa de recuperar a posição não evitou um pião que o fez descer de quinto para oitavo, para terminar em sexto, como consequência do abandono dos dois carros da equipa norte americana, ambos com uma roda mal apertada, depois da troca de pneus.

O australiano Daniel Ricciardo (Red Bull/TAG Heuer) terminou em quarto, à frente do espanhol Fernando Alonso (McLaren/Renault), que subiu de 11.º até quinto, o melhor resultado entre os que usam os motores da marca francesa, que viu os seus dois pilotos, o alemão Nico Hulkenberg, sétimo, e o espanhol Carlos Sainz, décimo, terminarem nos pontos, separados pelo finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) e o belga Stoffel Vandoorne (McLaren/Renault)

Classificações

Corrida

1.º Sebastian Vettel (Ferrari), 58 voltas (307,574 km), em 1.29’33,283” (206,068 km/h)

2.º Lewis Hamilton (Mercedes), a 5,036”

3.º Kimi Raikkonen (Ferrari), a 6,309”

4.º Daniel Ricciardo (Red Bull/Tag Heuer), a 0,769”

5.º Fernando Alonso (McLaren/Renault), a 27,886”

6.º Max Verstappen (Red Bull/TAG Heuer), 1’28,945”

7.º Nico Hulkenberg (Renault), a 32,671”

8.º Valtteri Bottas (Mercedes), a 34,339”

9.º Stoffel Vandoorne (McLaren/Renault), a 34,921”

10.º Carlos Sainz (Renault), a 45,722”

11.º Sergio Perez (Force India/Mercedes), a 46,817”

12.º Esteban Ocon (Force India/Mercedes), 1’00,278”

13.º Charles Leclerc (Sauber/Alfa Romeo), 1’15,759”

14.º Lance Stroll (Williams/Mercedes), 1’18,288”

15.º Brendon Hartley (Toro Rosso/Honda), a 1 volta

Campeonatos

Pilotos

1.º Sebastian Vettel (Ferrari), 25 pontos

2.º Lewis Hamilton (Mercedes), 18

3.º Kimi Raikkonen (Ferrari), 15

4.º Daniel Ricciardo (Red Bull/Tag Heuer), 12

5.º Fernando Alonso (McLaren/Renault), 10

6.º Max Verstappen (Red Bull/TAG Heuer), 8

7.º Nico Hulkenberg (Renault), 6

8.º Valtteri Bottas (Mercedes), 4

9.º Stoffel Vandoorne (McLaren/Renault), 2

10.º Carlos Sainz (Renault), 1

Equipas

1.º Ferrari, 40 pontos

2.º Mercedes, 22

3.º Red Bull, 20

4.º McLaren, 12

5.º Renault, 7

Próxima prova – GP do Bahrain, dia 8 de abril, no Circuito de Sakhir

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+